Páginas

sábado, 23 de maio de 2020

FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO - MChFM: MÊS DE MARIA.



REFÚGIO DOS PECADORES



Ao pé da Cruz encontramos Maria com o apóstolo e Maria Madalena (Jo 19,27).  À espera do Espirito Santo (Pentecostes), Maria estava também com os Apóstolos. Sabemos que os Apóstolos fugiram quando Jesus foi preso. Tem-se a impressão de Maria já começava a acolher com bondade os “pecadores”. Continuava o trabalho de seu Filho.

Na vida de alguns santos aparecem muitos casos de pessoas afastadas de Deus, que por meio de Nossa Senhora (devoções, orações) voltarem de novo para o Senhor. Ela sabe acolher e cativar.

Lembro-me de um jardineiro e faxineiro na época do padre Pinto de Rio Casca (MG): Estava doente. Foi ver padre Pinto...  Não voltou curado da doença física, mas mudou muito sua vida. Estava menos nervoso, rezava mais, cuidava com carinho da gruta de Nossa Senhora que Havia em frente ao seminário. Morreu meses depois numa paz invejável.

Toda mãe com carinho consegue dobrar a rebeldia dos filhos e orienta-los melhor.

O plano de Deus hoje é semelhante ao que vemos na Bíblia: inventa mil subterfúgios para nos mover para o bem. Maria é o meio mais eficaz que Deus encontra para aproximar os que se afastam dele.



CONSOLADORA DOS AFLITOS



Quando Maria é José reencontraram o Menino Jesus no tempo de Jerusalém, Maria não se conteve: Por que você fez isso conosco? Seu pai e eu, aflitos, procurávamos você! (Lc. 2,48).

Não só aí como em outros momentos, Maria sentiu o que é afligir-se. Conhecendo a Bíblia, lembrava-se com frequência do carinho de Deus pela aflição de seu povo, ora escravo, ora exilado ou dominado por estrangeiros.

A aflição é uma espécie de dor moral incontrolável, causada pela apreensão, pela dúvida, por um futuro incerto. É preciso realmente sentar-se ao lado para dar largas às queixas, desabafar e ouvir palavras de ânimo e esperança.

Em santuários da Virgem Maria no mundo inteiro, encontramos ex-votos de prata, metal, madeira, cerâmica, onde os cristãos agradecem terem sido libertos de alguma aflição. São filhos confiando na Mãe do Céu.

As lágrimas de muitas mães por seus filhos aos pés das imagens da Virgem Maria, desfiando as contas do terço, em Ave-Marias sentidos, sempre obtiveram a resposta da calma, da confiança e da certeza de que Maria sempre acorre aos aflitos.

Seu consolo não é pena; Maria se faz mãe acolhedora.
Postado: Irineu Maciel de Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário