Páginas

sábado, 23 de maio de 2020

FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO - MChFM: MÊS DE MARIA.



RAINHA DOS PATRIARCAS



Os patriarcas, aqueles primeiros pais da família judaica, foram figuras e realidade da fé e total confiança no Senhor, que cumpre suas promessas.

Patriarcas é também todo aquele que assume com responsabilidade e dinamismo um encargo de projeção na comunidade. São José é chamado de patriarca. Maria é também por excelência “matriarca” no sentido bíblico.

Maria é fonte para todos os que buscam nela inspiração para dar oportunidade a outros de maior participação. Ela multiplica a família de Deus.

Era tão agradável conversar com o Vigário. Sua acolhida amiga, sua atenção carinhosa, seu incentivo entusiasta a qualquer ideia, sua compreensão dos problemas, sua presença nas dificuldades, a porta de sua casa sempre aberta, colocava-nos diante da figura de um patriarca moderno.

À luz desses homens de Igreja é que se multiplicam os filhos do reino.

Parece-nos viver e reviver em Maria e em seus santuários essa atitude materna à disposição de todos os que precisam largar suas preocupações materiais para levantar mais os olhos para o alto.

É à sombra de Maria que surgem novos apostolados.


RAINHA DOS PROFETAS



O profeta no sentido bíblico pode ser aquele que apresenta a mensagem de Deus e anuncia a chegada do Salvador. Antes de Cristo, assim eram chamados muito que, iluminados por Deus, orientavam os israelitas preparando-os para a vinda de Cristo. Maria coloca-se exatamente no limiar dessa chegada do Filho de Deus. Como profetisa iluminada pelo Espírito Santo, ela apresenta-nos Cristo.

Cristo é a Palavra de Deus (Jo 1,1), é a Imagem visível do Pai (Cl 1,15). Sua missão começara com Maria e até nossos dias continua para todos que aceitam ser profetas como ele.

Em quem vão acreditar, se não houver quem anuncie a eles a presença do Cristo? (Rm 10,14). O mundo precisa de profetas. O homem, desde que foi iluminado em seu íntimo, sente a presença do amor de Deus. E como Maria correu a visitar Isabel levand0-lhe o Espírito do Senhor, assim cada cristão é impelido a levar o dom do Senhor.

A descoberta de Deus, que o faz presente em nosso coração, é o caminho para uma transformação pessoal, fazendo-nos também profetas, anunciadores de sua palavra e imagens visíveis do amor de Deus, tal como Maria.

Postado: Irineu Maciel de Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário