Páginas

sábado, 23 de maio de 2020

FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO - MChFM: MÊS DE MARIA.



MARIA É RAINHA



Apesar de a palavra ter os mais variados sentidos, apesar de muitas rainhas teremos sido cruéis ou afastadas de seu povo, Maria é rainha como Cristo é rei: com todo o poder, com todas as suas qualidades e privilégios a serviço de seus súditos que são seus filhos.

Rainha vem de “reger”, “orientar”, ajudar”.

Não teriam sentido todas as qualidades que Maria recebeu, se fossem só para engrandecer sua pessoa. Preparada para ser a Mãe de Deus, ela dispôs de tudo o que tinha em benefício da humanidade. A herança que ela quis deixar-nos foi continuar com seu Filho a atrair todos ao Pai.

Todo o cristão é rei pelo batismo, isto é, a transformação pessoal que Cristo realiza em cada um de nós dispõe-nos para ir ao encontro dos outros. O reino de Cristo não é como os reinos da terra que precisam de súditos, de soldados para defendê-los. Os bens que o reino de Cristo possui estão à disposição de todos.

Na medida em que os cristãos se preservam, se protegem, se isolam, querendo guardar para si o que é de todos, destroem o reino de Deus.

Maria, nossa rainha, mostra-nos sempre Jesus.


RAINHA DOS ANJOS



Os anjos são os que aceitaram a visão e a realidade da redenção dos homens: O Filho de Deus iria nascer de uma mulher. Anjos, emissários de Deus, aparecem no Antigo Testamento em relação com o futuro Messias. Ajudam na espera do Salvador.

A realeza de Maria sobre os anjos manifesta-se em sua participação na obra redentora de seu Filho. Os anjos serviam Cristo (Mt 4,11), e assim o fazem a Maria no exercício de sua maternidade espiritual. O livro do Apocalipse mostra-nos muitas vezes o serviço dos anjos de Deus.

O marido de D. Gertrudes era muito bom, mas “mão fechada” para os filhos que nada conseguiam dele diretamente. A intermediária era ela, que descobria como convencê-lo a dar sem resmungar.

Deus, em sua maneira sábia de formar-nos, “faz-se de rogado”, “deixa-se mover pelos pedidos de outros” (Abraão, Moisés, os profetas), para que aprendamos a valorizar o que recebermos. Em Caná, deixou-se levar por Maria e transformou a água em vinho, realizando seu primeiro milagre.

O Senhor nos coloca nas mãos de Maria, anjo de nossa vida, afim de nos preparar melhor para seus dons.

Postado: Irineu Maciel de Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário