Páginas

domingo, 19 de maio de 2013

MOVIMENTO CHAMPAGNAT DA FAMÍLIA MARISTA.

UMBRASIL lança Plano Nacional de Formação e Orientações para a organização comum do MChFM.
A pós um processo coletivo de trabalho, envolvendo Irmãos, Leigas e leigos Maristas das Províncias e Distrito Marista da Amazõnia, sob a coordenação da Área de Vida Consagrada e Laicato da UMBRASIL, foram lançados dois documentos para as Fraternidades atuais e vindouras do Movimento Champagnat da Família Marista do Brasil.
O primeiro, Plano Nacional de Formação, procura "oferecer linhas norteadoras para as liderançãs provinciais e locais do MChFM dinamizarem a formação de seus membros" nas dimensões humana, cristã e marista. Nele encontramos a valorização do leigo do carisma e convidado a viver em espírito de comunidade, partilhando a espiritualidade, a vida e a missão nas Fraternidades. O Plano considera também a importancia da formação e acompanhamento dentro de um processo contínuo de crescimento; para isso estabelece um referencial comum que será adequado à caminhada de cada Província.
O segundo, Orientação para a organização comum, oferece elementos norteadores para o MChFM no Brasil, "permitindo a liberdade de ação segundo as necessidades  e as possibilidades de cada realidade provincial ou local".
Redigido de forma clara e compreensível, apresenta as estruturas mínimas e atribuições dos responsáveis pelo Movimento, em vista de garantir uma maior unidade na forma como as Fraternidades se organizam no Brasil.
Segundo as Constituições dos Irmãos Marista, o "Movimento Champagnat da Família Marista, uma extensão  de nosso Instituto , é um movimento que réune pessoas que desejam partilhar mais plenamente a espiritualidade e o sentido da missão, herdados de Marcelino Champagnat. Nesse movimento - filiados, jovens, pais, colaboradores, antigos alunos, amigos - aprofundam o espírito de nosso Fundador para dele viverem e difundi-lo. O Instituto anima e coordena as atividades do movimento, criado estruturas apropriadas" (Constituições, 164.4.).
Os documentos desejam dar mais sinergia e dinamismo ao MChFM, contribuindo para a construção de "uma nova relação entre Irmãos e leigos, baseada na comunhão, buscando juntos uma maior vitalidade do carisma marista para o nosso tempo" (XXI Capítulo Geral).
Notícias Maristas - 17 de maio de 2013.
Irineu Maciel de Medeiros,mchfm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário