Páginas

domingo, 12 de maio de 2013

12 de Maio - Domigo- Ascensão do Senhor, solenidade.

Ofício solene próprio.
Litugia: At 1,1-11; Sl 46(47); Ef 1,17-23; Lc 24,46-53.
Ascensão ao Senhor.
Em comunhão com todos os cristãos espalhados pelo mundo, celebramos a Ascensão do Senhor,
plenitude da Páscoa, cuja memória atualizamos na eucaristia. Assentado à direita do Pai, Jesus continua junto à humanidade. Neste dia mundial das comunicações, o papa nos propõe o tema: "Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espações de evangelização". Alegres celebramos também com todas as mães neste dia a elas dedicado.
Oração do dia.
Ó Deus todo-poderoso, a ascensão do vosso Filho já é nossa vitória. Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ação de graça, pois, membros de seu corpo, somos chamados na esperança a participar da sua glória. Por nossso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém!.
Liturgia da Palavra
Despedindo-se fisicamente de seus seguidores, Jesus os convoca a dar continuidade à missão por ele iniciada e derrama sobre eles a bênção, sinal de sua presença. Abramos ocoração à luz da palavra de Deus.
Leitura dos atos Apóstolos. 
No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo o que Jesus fez e ensinou, desde o começo até o dis em que foi levado para o céu, depoiss de ter dado instruções, pelo Espirito Santo, aos apóstulos que tinha escolhido. Foi a eles que Jesus se mostrou vivo depois da sua paixão, com numerosas provas. Durante quarenta dias, apareceu-lhes falando do reino de Deus. Durante uma refeição, deu-lhes esta ordem: "não vos afasteis de jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar: João Batizou com água: vós porém, sereis baatizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias". Então  os que estavam reunidos pergutaram a Jesus: "Senhor, é agora que estavam reunidos pergutaram a Jesus: "Senhor, é agora que vais restaurar o reino em Israel?" Jesus respondeu: "Não vos cabe saber os tempos e os momentos que o Pai adeterminou com com a sua própria autoridade. Mas recebereis o poder do Espírito Santo, que descerá sobre vós para serdes minhas testemunhas em Jeruzalém, em toda a Judeia e na Samaria e até os confins da terra". Depois de dizer isso, Jesus foi levado ao céu à vista deles. Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não mais podiam vê-lo. Os apóstulos continuavam  olhando para o céu, enquanto Jesus subia. Apareceram então dois homens vestidos de de branco, que lhes disseram: "Homens da Galileis, que por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus, que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como vistes partir para o céu". - Palavra do Senhor - Graças a Deus!.
Evangelho (Lucas 24,46-53)
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: "Assim está escrito: O Cristo Sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia e, no seu nome, serão anunciados a conversão eo perdão dos pecados a todas as nações, começamdo por Jerusalém. Vós sereis testemunhas de tudo isso. Eu enviarei sobre vós aquele que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto". Então, Jesus levou-os para fora, até perto de Betânia. Ali, ergueu as mãos e abençoou-os. Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céo. Eles o adoraram. Em seguida voltaram para Jerusalém com grande alegria. E estavam sempre no templo, bendizendo a Deus. - Palavra da salvação. Glória a vós, Senhor.
Espiritualidade: Jesus subio ao céu. Lá está à direita de Deus Pai. Lá foi para continuar sendo nosso salvador: "Cristo encontrou, entrou, não em santuário feito por mãos de homens..., mas no próprio céu, para agora se apresentar intercessor nosso ante a face de Deus, proclama a segunda leitura. Jesus se entregou totalmente e " destruiu o pecado pelo sacrifício de si mesmo". Jesus inaugurou o caminho que nos leva ao céu. por isso poderemos nos aproximar da casa de Deus. (GARCÍA PAAREDES, 2011, p. 438)
Lembrete: Dia das Mães. Dia mundial da comunicações Sociais. Início da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.
Intenção: Nossas mães, vivas e falecidas. Os que se prepaaram para o matrimônio, constituam lares cristãos como a Família de Nazaré. Proteção de Maria, mãe de Jesus, às crianças, jovens e seus familiares. Os Comunicadores Ssociais e sua missão de difusão do conhecimento e da haarmonia entre os povos. Espírito de oração que nos une à comunidade e a Jesus.
Calendário Religioso Marista 2013.
Irineu Maciel de Medeiros,mchfm.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário