Páginas

domingo, 3 de novembro de 2013

FIÉS DEFUNTOS (FINADOS) - SABADO 02 DE NOVEMBRO.

Ofício próprio.
Leitura: Sb 5;7-15; Sl 102 (103); 2Cpr 5,1.6-10; Jo 11,17-27
Fiés Defuntos: Escreveu São Paulo: "não queremos, irmãos, deixar-vos na ingnorância dos mortos, para que não vosentristeçais como os outros que não tem esperança" (1es 4,13).
Assim, hoje não é dis de trisstezas, mas de transformar nossas saudades, e até as lágrimas, em força de intercessão pelos fiésssss que já faleceram e contam com nossas orações. A origem da Comemoração remota ao século VII. A partir da abadia de Cluny, o costume se espalhou, até ser tornado oficial e universal para Igreja, pelo Papa Bento XV, em 1915, pois visava aos mortos da guerra, doente e pobres.
ESPIRITUALIDADE: Nossa existência sobre a terra é caminho que não está projetado rumo ao vazio, mas orientado para uma meta de eterna glória. Deste modo, o destino de cada ser humano torna-se luminoso e aberto à espeerança. Maria, Mãe zelosa e amavel, tendonos antecipado na peregrinação terrena, espera-nos agora no Paraíso e pede-nos para continuar sem hesitar o caminho rumo ao Reino de Deus. ( JOÃO PAULO II, Angelus de 15 de agosto de 1998).
ANIVERSÁRIO: 1816 - Primeiro encontro de Marcelino Champagnat com o jovem João Batista Audras, futuro Irmão Luís. 1853 - Ir. Estanislau morre em L'Hermitage, França.
INTENÇÃO: Os falecidos, em especial, os Irmãos, familiares dos Irmãos, afiliados, ex-alunos, membros do Movimento champagnat da Família Marista, colaboradores e benfeitores. Confiança em Maria. Fidelidade ao Carisma institucional.

DIA 03 DE NVEMBRO - TODOS OS SANTOS, SOLENIDADE
Ofício solene próprio.
Iiturgia: Ap 7,2-4.9-14; Sl 23(24); 1Jo3,1-3; Mt 5,1 -12a

Todos os Santos: É a festa daqueles que se comprometem com Deus Pai, com o seu reino de justiça, de bondade e de amor. É também a festa dos santos de nossos dias, de todos aqueles cujo testemunho vivo é fonte de renovação para a igreja. São Paulo afirma: "Esta é a vontade de Deus, a vossa santificação".
ESPIRITUALIDADE:  As bem-aventuranças são ensinamentos que nos ajudarão muito a refletir sobre um programa de vida rumo à santidade. Essa não é uma conquista de um dia para outro. É um caminho constante, e por vezes penoso e estreito. Mas nesse caminho não estamos sozinhos, o próprio Cristo vai à nossa frente, e enquanto caminhamos, todos os santos que já contemplam a face de Deus intercedem por nós para que lá também estejamos um dia.
( GRACÍA PAREDES, 2011, p. 552)
Calendário Religioso Marista 2013 - RUMO AO BICENTENÁRIO.
Irineu Maciel,mchfm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário