Páginas

quinta-feira, 7 de junho de 2012

FESTA DE SÃO MARCELINO CHAMPAGNAT

6 DE JUNHO - QUARTA FEIRA
Santo: Marcelino José Bento Champagnat, sacerdot, França (1789-1840). Presbítero da Sociedade de Maria e fundador do Instituto dos Irmãozinhos de Maria, ou Irmãos Maristas das Escolas (FMS). Viveu em um tempo conturbado por graves conflítos oliticos. A Revolução Francesa, iniciada no mesmo ano em que nasceu, mergulhou seu paíss e a Igreja em profundo caos. Sensibilizado pelas necessidades pastorais de seu tempo, Marcelino concebeu o projeto de fundar um Instítuto de Irmãos que se dedicassem à educação e à formação religiosa das crianças e dos jovens. Maria, a quem chamava de Boa Mãe, foi seu maiosr modelo no seguimento de Jesus Cristo. Foi canonizado em abril de 1999 pelo Papa João Paulo II. Norberto, bispo, Alemanha (1080-1134). Com alguns companheiros, fundou a Ordem Premonstratensa e organizou os seus primeiros mosteiros.
Espiritualidade: Marcelino Champagnat é simultaneamente fundador e apóstolo da educação. A sua canonização nos fala de acertada espiritualidade, de acertada pedagogia e autenticidade, longe do mero profissionalismo, porquanto a sua mensagem não diverge da sua vida: caminhar, passo a passo, no rumo da plenitude humana. (BRAMBILA,2010, P. 91).
Aniversário: 1840 - Morte de Marcelino Champagnat em L'Hermitage, durante a oração da manhã dos Irmãos, 1961 - Introdução da causa de canonização do Irmão Cipriano José e de 21 Irmãos martirizados na Espanha em 1936. 1992 - Fundação da misssão Marista na Tanzânia, Africa.
Intenção: Ação de graça pela vida e obra de São Marcelino Cdhampagnat. Presença Marista no mundo. Crianças, Jovens, adultos, Irmãos, membros do MChFM, Leigos e Leigas, funcionários e todas as pessoas envolvidas no universo marista.
Fraternidade Nossa Senhara da Apresentação -MChFM
Calendário Religioso Marista - 2012
Irineu Maciel de Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário