Páginas

sábado, 26 de março de 2011

NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO.

Nossa Senhora da Apresentação de Natal.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nota: Este artigo é sobre a padroeira de Natal. Pra outras acepções de Nossa Senhora da Apresentação, veja Nossa Senhora da Apresentação (desmbiguação).
Nossa Senhora da Apresentação é a denominação dada a Nossa Senhora do Rosário na cidade de Natal. Ela é a Santa padroeira da cidade. Recebeu esse nome por ter sido encontrada nas águas do Rio potengi no dia da Apresentação de Maria ao templo de Jerusalém.
Historia.
Em 21 de novembro de 1753, um grupo de pescadores encontrou um caixote de madeira encalhado em umas rochas na margem direita do Rio Potengi. na frente da Igreja do Rosário, na atual Pedra do Rosário, em Natal, no Rio Grande do Norte e uma mensagem; Aonde esta imagem aportar nenhuma desgraça acontecerá. Os pescadores avisaram sobre a descoberta ao vigário da Paróquia, Pe. Manoel Correia Gomes, que se dirigiu ao local e logo reconheceu que se tratava de uma imagem de Nossa Senhora do Rosásrio. Porém com o dia 21 de novembro é o dia da Apresentação de Maria ao Templo de Jerusalém a santa foi localizada como Nossa Senhora da Apresentação e proclamada Padroeira da Cidade de Natal. A antiga Catedral de Natal, atual Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, localiza-se na Praça André de Albuquerque. Lá, no dia 25 de dezembro de 1599, foi celebrada a primeira missa na cidade, pelo padre Gaspar Moperes.
Nota:
1 - Nossa Senhora da Apresentação é a padroeira desde a introdução do cristianismo na sociedade natalense, mesmo antes da aparição da imagem no rio. A Festa da Apresentação de Nossa Senhora no Templo de Jerusalém foi istituída no catolicismo em 1571.
2 - Não há um registro exato do que estava escrito na mensagem, pois a história de Nossa Senhora da Apresentação só foi registrada pela primeira vez recentemente. Algumas fontes informam que a mensagem dizia: Onde esta imagem para, nenhuma desgraça acontecerá. Já outras, dizem: no ponto onde der este caixão não haverá nenhum perigo.
E assim por diante.
Pesquiza feita: MChFM - Irineu Maciel de Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário