Páginas

sábado, 13 de agosto de 2011

AGOSTO - VOCAÇÃO




















A origem da palavra "vocação" : ela vem do verbo latim "vocare", que quer dizer "chamar". A vocação é portanto um chamado. No âmbito religioso, a vocação é sempre um chamado de Deus para alguma coisa.
A pessoa chamada se sente impelida, atraída para aquilo a que justamente é chamada. É comum ouvir alguém que fes essa experiência da vocação dizer que o chamado é como se fosse uma voz que ressoa suave e insisstentemente aos nossos ouvidoa. É como uma idéia que insiste em permanecer, mesmo quando queremos descartá-la. A pessoa vocacionado se sente atraída para aquilo que considera belo, grandioso, importante e necessáario que se faça. A vocação é sempre vista como algo que se pode fazer de útil para os outros, e que é, portanto, um serviço que se pode prestar aos outos. É importante dizer que a vocação tem sempre essa dimensão da "alteridade", é sempre "alter". isto é, é sempre voltada para o outro. É um serviço, uma doação.
Para nós . cristãos, a vocação é enriquecida de um sentido profundo, que nos é dado pelo próprio Cristo. Todo batizado é chamado a ser sempre e em todo lugar - "sal da terra e luz do mundo". Essa incumbência de todo cristão já é, em si, uma vocação. O cristão é sempre chamado a paaraticaar o bem e a promover a justiça, afastando-se do mal. E tudo isso é uma vocação, é um chamado, é um imperativo ditado pelanossa adesão a Cristo.
O filósofo grego Aristóteles já dizia que o homem é, por natureza, um animal politico. Por natureza vive em "Koinonìa", isto é, em comunidade. Vdivendo em comunidade, nossas ações nunca são ações isoladas, elas repercutem em toda a comunidade. Assim é também em ralaão à nossa atividade profisional.
Natal 13 de agosto de 2011.
Fraternidade Nossa Senhora da Apresentação - MChFM
Irineu Maciel de Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário