Páginas

sábado, 18 de agosto de 2018

MÊS DAS VOCAÇÕES - FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO - MChFM. REUNIÃO DIA 17 DE AGOSTO DE 2018.


Um novo começo

É fascinante viver e experimentar como a Instituição Marista resiste ao tempo e se deixa indagar pelas novas práticas ao longo de sua história evangelizadora e educacional. A temática que envolve “novo começo institucional” cerca sempre essa realidade carismática da Instituição, promovendo experiências novas e inspiradoras por um lado, e abrindo brechas para reflexões desafiantes por outro. Mas o que significa um “Novo Começo”, para nós, Maristas de Champagnat, nos dias de hoje? Num primeiro momento, pensar esse novo, em seus 200 anos de fundação, somos convidados a entrar em contato com a tradição Marista. Porém, não se trata de fazer história repetida, já realizada com muita assertividade por outras pessoas. Mas, desde a lupa do “Novo Começo”, dar destaque a seus traços fundamentais. Situando-nos no momento em que vivemos, cheio de abundantes e, ao mesmo tempo, desafiantes realidades sociais e tecnológicas, tem-se uma abertura privilegiada para fazer uma leitura crítica positiva da Instituição Marista ao longo da história. É perceptível como os Maristas sempre estiveram se adaptando e dando respostas audazes aos desafios educacionais e evangelizadores. Os novos começos foram sempre inspiração! Não temos dúvidas de que foi também para Marcelino. Um novo começo sim, plantando mais uma vez, o sentido profundo do seguimento de Jesus, anunciado com toda força para as crianças, adolescentes e jovens a nós confiados. O Carisma de nosso Fundador em nossos Irmãos e Leigos(as) torna perene nossa Instituição, abrindo novos espaços de esperança e criatividade. Estes formam o fermento ideal para fazermos brotar as respostas necessárias ao espaço temporal em que vivemos rumo ao novo começo! Que venham mais duzentos anos!

Ir. Renato Augusto da Silva

PMBCN.





 

REUNIÃO - 17 de agosto: Após a Santa Missa nós nos deslocamos  para a residência dos Ir.  para comemoramos com os Irmãos  e dois novos postulando que se encontra em nosso colégio participando da sema vocacional e participaram deste momento do aniversario do Ir. Getúlio que foi dia 11 de agosto.

Após este momento demos início a nossa reunião














 

Dia 17 de agosto de 2018 - Após a Santa Missa deslocamos para residência dos Irmãos para o nosso café juntos aos Irmãos, neste dia tivemos a presença de dois postulantes e o Padre Virgílio.

Agosto: Mês das Vocações.

Oração realizada por Ir. Getúlio
17 de agosto - sexta-feira
19ª semana do Tempo Comum -3ª semana do Saltério
 Liturgia: Ez 18,1-10.13b.30-32; Sl 50(51),12-13.14-15.18-19; Mt 19,13-15
Santo: Jacinto, sacerdote, Polônia (†1257). Foi recebido na Ordem dos Pregadores (dominicanos) pelo seu próprio fundador, São Domingos de Gusmão. Fundou a Província polonesa da Ordem e pregou na Rússia e na Prússia. Considerado o apóstolo da Polônia.
Espiritualidade: A escola católica deverá: partir da escola para chegar à comunidade, transformando a mesma escola em centro cultural, social e espiritual da comunidade; partir dos filhos para chegar aos pais e à família; partir da educação escolar, para chegar aos demais meios de educação. (Medellín, 4.18)
Intenção: Vocações para a Vida Consagrada. O povo polonês. A Família Marista.
Após a oração iniciamos a nosso reunião.
Após a leitura do calendário tivemos uma palestra: Conceição Santana
Tema: Protagonismo e autonomia do leigo na fraternidade.
Presentes:
1 - Conceição Santana.
2 - Rosa Freitas,
3 - Rejane.
4 - Dora,
5 - Alice.
6 - Cristina
7 - Rosangela.
8 - Beth.
9 - Ir. Getúlio.
10 - Irineu.
Oração final: Ir. Getúlio.
Postado: Irineu Maciel de Medeiros.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário