Páginas

domingo, 5 de fevereiro de 2017

INICIO DAS ATIVIDADES DA FRATERNIDADE Nossa Senhora da Apresentação 2017


INICIO DAS ATIVIDADES DA FRATERNIDADE Nossa Senhora da Apresentação 2017

 

A Fraternidade Nossa Senhora da Apresentação – MChFM, Iniciou as suas atividades dia 03 de fevereiro com a Santa Missa celebrada na capela do nosso Colégio Marista de Natal pelo Capelão Padre Virgílio, junto aos Irmãos e toda comunidade educativa, equipe pedagógica, professores, estudantes, pais e familiares. Neste momento celebrativo foi comemorado os 200 anos do Instituto Marista que no dia dois de janeiro comemorou o bicentenário e também em comemoração no dia, 02 de fevereiro, os 60 anos de Vida Religiosa Consagrada a Deus e ao Instituto Marista, o Irmão José Getúlio Silveira.

Após a Santa Missa nós que fazemos a fraternidade Nossa Senhora da Apresentação nos deslocamos para a residência dos Irmãos para partilharmos o café da manhã junto à comunidade religiosa do colégio: Diretor do Colégio, Ir. José de Assis Elias de Brito, Coordenador da Pastoral Ir. Claudio Jairo Gomes Espínola, Assessor da Fraternidade Ir. José Getúlio Silveira, Ir. Elizeudo, Ir. Joaci Pinheiro de Sousa e o Padre Virgílio. Este momento de confraternização todos nós reunimos em torno da mesa. O Ir. Assis fez uso da palavra e logo em seguida eu agradeçi a toda comunidade religiosa por estes dois momentos que celebramos junto a toda comunidade Marista de Natal.

 

Após estes dois momentos deslocamos para sala de reunião e demos início as nossas atividades do ano de 2017.

Iniciamos com oração: Invocando o Divino Espirito Santo.

Este momento de oração foi realizado pelo Ir. Getúlio – Oração da amanhã da Família Marista – Nossa Senhora da Apresentação.

1º Motivação

Caríssimos membros da fraternidade Marista Nossa Senhora da Apresentação, sejam todos(as) bemvindos(as) a nossa oração deste ano do Bicentenário Marista. Ano este de muitas comemorações.

Celebramos com alegria e gratidão, no dia 02 de janeiro passado, os 200 anos de fundação do Instituto Marista. ‘Juntos com Maria, rumo a um novo começo’, com coração de tenda.

Neste ano Jubilar do bicentenário Marista, somos sempre e cada mais convidados a um “novo começo”. E nossa inspiração é La Valla.

  • Momento da Palavra (Mt. 7,21-29).

  • 1. Quais semelhanças encontramos entre a casa de L Valla e a casa construída sobre a rocha, apresentada na parábola de Jesus?
  • 2. Como podemos fortalecer as três místicas de Champagnat (Presença de Deus, amor a Maria e confiança em Deus) em nossa fraternidade?
  • 3 . Estamos celebrando 200 anos de história Marista e vivendo um novo começo para o Instituto. Que razões temos para dar graças?
    Preces:

    Pai nosso ...
    Canto final.

Lembrete: Primeira sexta-feira do Mês. (Fevereiro)

Após este momento de oração me dirigi a todos os presentes algumas palavras para todos que fazem parte desta comunidade, aos meus amigos(as) fraternos por mais uma longa caminhada que teremos este ano.



Natal, 03 de fevereiro de 2017.

Irineu Maciel de Medeiros

A Fraternidade Nossa Senhora da Apresentação celebra hoje 60 anos de vida Religiosa Consagrada do Irmão José Getúlio Silveira.

 

Realmente, motivo para muita comemoração!

 

Um dia especial, uma data maravilhosa! Uma história Ir. Getúlio, que começou há tanto tempo, com a celebração dos primeiros votos religiosos. Os encantos daquele dia não se apagaram, continuam até hoje, para mostrar a todas (os) que vocação é dom de amar, servir, doar-se.

Certamente, foram muitos momentos importantes: afinal, 60 anos de entrega a Deus Pai que o chamou com ele para junto a São Marcelino Champagnat caminhar junto a todas dioceses do mundo, formam várias histórias que o tempo jamais pode apagá-las.

Naturalmente, muitas foram as dificuldades, desde os primeiros anos, fase de adaptação e de experiência, mas o bom senso, o diálogo, a compreensão, a lealdade e, sobretudo, a fé e a confiança em Deus o fazem vencedor.

Acredito que a cada desafio o Amor se renova para um novo começo e as sementes lançadas pelo senhor germinará, crescerá e dará novos frutos para o Instituto Marista.

Irmão Getúlio continua edificando vidas com o seu testemunho sincero de amor e fé, nesse universo tão carente de boas referências. Nesse dia 03/02 os Irmãos  desta casa e o MChFM – Fraternidade Nossa Senhora da Apresentação, familiares e amigos junto a todos os educadores deste Colégio durante a Jornada Pastoral Pedagógica se uniram em uma só voz para desejar-lhe toda a felicidade do mundo; felicidade que faz a grandeza desse momento sem igual para sua vida.

Poucos na vida Ir., têm a oportunidade de comemorar, com alegria e saúde, este inesquecível acontecimento. Por isso, em uníssono, agradecemos ao nosso Deus essa tão grande bênção.

Essas Bodas de Diamante demonstram a todas(os) presentes o quanto valeram à pena serenidade, a firmeza e a determinação com que o Ir. Getúlio vivencia o amor sincero de entrega a Deus e aos irmãos e irmãos sinhôs de Maria.

Ir. para as pessoas presentes, tenho a certeza que fica o exemplo. Portanto, ao religioso diamantado, só nos resta dizer “parabéns”, que a paz que emana de seu coração contagie as demais gerações, a fim de que eles possam seguir esse belo exemplo na longa caminhada como Ir. Marista. Mas o senhor tinha um grande sonho era ser missionário. Mas logo, em seguida nasceu a vocação de ser um religioso Marista. O homem propõe, mas Deus é que dispõe. Ele chama quem quer, onde e quando quer. (Um descrito por Ir. Getúlio).

A vocação à vida Religiosa que transcende deixa como legado indispensável à prática do amor e doação, na certeza de que “não fui eu que vos escolhi, mas vós que me escolheste”.

  

Natal, 03 de fevereiro de 2017.

Irineu Maciel de Medeiros – MChFM

Neste último momento:

·                     Foi dado alguns informes da equipe de Coordenação do Movimento Champagnat da Família Marista.

·                     Oração final foi realizada por Ir. Getúlio, junto a todos nós que participamos da reunião.



 POSTADO: Animador Irineu Maciel de Medeiros.






















Postado: Irineu Maciel de Medeiros - MChFM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário