Páginas

sábado, 3 de maio de 2014

REUNIÃO DA FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO DIA 02 DE MAIO DE 2014.

Dia 02 de Maio primeira sexta feira do mês .
Primeiro momento começamos com a Santa Missa na Capela do Colégio Marista  as 6h40 celebrada por Pe. Virgilio capelão do Colégio.


Após a santa missa nos dirigimos para a sala da PUC para a nosso café e em seguida a nossa reunião.
1º Oração do Calendário Religioso Marista 2014 - Dia 02 de maio.
Santo: Atanásio, bispo, doutor da Igreja, Alexandria (295-373), memoria. Como bispo, participou do Concílio de Niceia. Foi ferrenho defensor da Igreja contra o arianismo, sendo por isso perseguido e exilado várias vezes. É honrado como um dos quatro grandes doutores da Igreja Oriental e chamado de Padre da Ortodoxia. 
Espiritualidade: Maria emerge (na Visitação) como uma jovem delicada, com grande sentido de serviço fraterno. É fácil imaginar a situação. Isabel está em gravidez adiantada, com eventuais complicações biológicas em virtude de sua idade avançada. Zacarias estava mudo, "ferido" psicologicamente. Certamente viviam os dois sozinhos. A Mãe foi, para eles, uma bênção caída do céu. (LARRAÑAGA, p. 123)
Intenção: Vivência do mês de Maria. José e Maria nos ensinem a intimidade com Jesus. Devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Uso evangélico dos bens.


O mês de Maria é um grande momentos para todos nos que fazemos o MChFM .
O MÊS MARIANO.









O segundo momento trabalhamos  o segundo Dia do livro 31 Dias com Maria.

 
MChFM – Síntese da II AIMM 2014.
 
Maristas Novos em Missão
II Assembleia Internacional da Missão Marista.
Como fraternos e Cristãos podemos dizer: “Nosso coração está em chama”. Porque, durante esta fase de preparação a nossa Fraternidade Nossa Senhora da Apresentação, procuramos deter as 11 Reuniões em processo de vida e que envolveram oração, reflexão e celebração durante este círculo, e os subsídios do MChFM foram de grande importância para esta II Assembleia Internacional da Missão Marista.
Os três grandes eixos temáticos de reflexão da nossa missão:
Ø  Espiritualidade
Ø  A vocação, em perspectivas de nova relação entre Leigas, leigos e Irmãos.
Ø  Evangelização.
O aprofundamento desses núcleos existentes os subtemas de diferentes aspectos que se põem, uma experiência humana fraterna que se evoca, o que estamos vivendo e sentido, uma iluminação de fé, o nosso diálogo fraterno em torno da mesma mesa, tudo isso se junto às nossas orações e celebrações compartilhadas durante as nossas reuniões.
A partir de nossas vidas, da realidade do mundo que nos toca, e da vida das crianças e jovens pobres, somos convidados a escutar o chamado de Deus para construir uma nova época para o carisma marista.
Desde o dia 20 de julho de 2013 a 04 de abril de 2014, o MChFM da Fraternidade N. S. Apresentação se reúne quinzenalmente na sala da PUC do Colégio Marista de Natal e por duas vezes na Granja São Geraldo em São José de Mipibu/RN; nesses locais, demos continuidade aos nossos trabalhos e acompanhamento das linhas de ação da fraternidade em sintonia com II AIMM.
A espiritualidade constrói o modo como compreendemos o mundo, as pessoas, Deus e como nos relacionamos com eles. Durante o caminho percorrido das reuniões, desde a 1ª até a 11ª, contemplamos a espiritualidade marista:
Ø  Apostólica – Centrada em Jesus Cristo e vivida na missão.
Ø  Mariana – Inspirada na maneira como Maria viveu seu discipulado missionário.
Vocação – Chamado: todos nós somos chamados, de uma forma ou de outra, a fazer algo, a alguma coisa. Jamais vamos nos esquecer deste período, Deus não quer agir sozinho, por isso, quando Deus chama Leigas, Leigos e Irmãos, ele chama para pedir alguma coisa, confiar esta missão a todos; o chamado de Deus é sempre um desafio.
Espiritualidade -
Nossa espiritualidade é marial e apostólica – prática, relacional e afetiva, fundamentada no Evangelho, sendo Maria a inspiradora de nosso jeito de ser e atuar. Constrói o modo como compreendemos o mundo, a natureza, as pessoas, e Deus, e como nos relacionamos com eles. É a força propulsora de nossa vida.
Espiritualidade Marista
Quando falamos de espiritualidade, nos referimos ao fogo inextinguível que arde dentro de nós, cheio de paixão para a construção do Reino de Deus, e se torna a força motriz de nossas vidas, deixando que o Espírito de Cristo, nos guie (H. Seán Sammon). A nossa espiritualidade, que tem suas raízes nos primeiros Irmãos e em Marcelino, “é feita de paixão por Deus e compaixão pelos outros. Aqui estão algumas características:
Presença do amor de DEUS: É uma experiência profunda de sentir-se amado por Deus pessoalmente e crer que Ele está conosco na experiência humana diária.
Confiança em Deus: Marcelino foi com humildade que Deus agiu e, portanto, agiu com coragem e compromisso.
Amor a Jesus e seu Evangelho: Como Marcelino, acreditamos que Jesus é o centro da nossa vida e da missão: Conhecer Jesus Cristo e amá-lo é o fim de sua vocação e do Instituto, dizia Marcelino.
Estilo de Maria: Jesus e Maria eram o tesouro que Marcelino havia aprendido em seu coração. Para nós, seguir Jesus como Maria é um caminho privilegiado para trazer plenitude a nossa jornada cristã.
Espírito de família: A relação entre os primeiros Irmãos e Marcelino foi marcada por calor e ternura. O espírito de família que queremos viver é feito de amor e perdão, ajuda e apoio, de abertura aos outros e alegria.
Simplicidade: Esta virtude é particularmente evidente na maneira de se relacionar com Deus e com os outros. Nós nos esforçamos para sermos pessoas íntegras, honestas, abertas e transparentes em nossos relacionamentos.
A espiritualidade apostólica marista nos convida a olhar para Maria, primeira discípula de Jesus, para dar a nossa resposta. Ela é o nosso modelo de escuta, de amor aos pobres e de acolhida à mensagem de Deus. Com estas palavras que capta dos Evangelhos, Maria mostra-nos: “Fazei o que Ele vos disser”.
 A nossa missão em fraternidade deve educar os jovens na fé, e anunciar-lhes Jesus Cristo, e Jesus Cristo Ressuscitado, e viver uma experiência de evangelizar entre os seus membros junto à sociedade na missão da Igreja e do mundo.  
Nosso carisma Marista é um exemplo do poder renovador da ação de Deus na história humana. Acreditamos que recebeu um carisma, um dom espiritual único, dado por meio dele para toda a Igreja, a serviço da humanidade. Inspirado pelo Espírito, descobriu um modo novo de viver o Evangelho, como resposta concreta às necessidades espirituais e sociais das crianças e dos jovens, naquela época de crise. Constatamos a atualidade deste carisma pela sua capacidade de inspirar gerações de discípulos, incluindo a nossa.
Jesus “veio trazer fogo à terra”(Lc 12,49). Denunciando instâncias e estruturas de dominação, pôs-se voluntariamente do lado das suas vitimas. Ele não aceita a lógica do mundo. Pelo contrário, proclama nova visão de sociedade humana, fundada sobre o amor recíproco, o amor aos nossos inimigos, à partilha do pão da vida, superando as divisões de raças, de posição social, de riqueza, de sexo ou qualquer outro fator de exclusão.
O MChFM – Fraternidade Nossa Senhora da Apresentação - sente-se no dever cumprido dos encontros, que favoreceram entre os seus membros a partilha e a integração, aprofundamento desta nova missão, para as mãos vazias  de pão e de fé. Olhemos as marcas que trazemos para esta nova caminhada porque as decisões estão na palma de nossas mãos, de novas relações entre Irmãos, Leigas e Leigos, uma formação conjunta de espiritualidade Marista rumo ao Bicentenário.  
Natal, 02 de março de 2014.
Fraternidade Nossa Senhora da Apresentação.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário