Páginas

quinta-feira, 1 de maio de 2014

MÊS DE MAIO - FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO - MChFM.


O olhar de Mãe

Coloca-se ao lado de Maris e cultivar a familiaridade com ela é como encontrar-se num ponto de vista panorâmico global que abre o olhar sobre Deus, sobre o Senhor, as Escrituras, a Igreja, a mulher e a humanidade. Ela é ao mesmo tempo uma referência, em  que se encontram Deus e a humanidade, o Cristo e a Igreja, o homem e a mulher, a Escritura e a vida, o ontem e o hoje.

O rosto de Jesus se revela numa grande riqueza, quando é contemplado com os olhos da Mãe, porque a Mãe é paixão e responsabilidade. Com Maria corremos o risco de amar, de tornar-nos pessoas apaixonadas, de uma paixão sempre temperada pelo sentido da responsabilidade. Não se trata do sentimentalismo romântico, mas de promoção da vida. A Mãe é, eminentemente, promoção do outro. Com Maria procura-se sempre a promoção de um outro.

Na mariologia, a Escritura se revela como uma realidade viva, com uma infinidade de enlaces, pontos de contato, luzes, na qual nunca se termina de encontrar novos aspectos, encruzilhadas onde os textos se encontram, se cruzam, enriquecem e esclarecem. A reflexão sobre a Palavra de Deus permanece sempre incompleta. Somos pequenos pesquisadores no oceano infinito de Deus. Nossas descobertas são migalhas de verdade. Eis por que sempre se pode dizer algo novo, profundo e verdadeiro sobre Maria, atendo-se apenas aos Evangelhos.

É atribuída a São Bernardo a afirmação de Maria nunquam satis, que, antes de ser verdadeira para as devoções, o é para a leitura e o aprofundamento da Palavra de Deus.

Aquele que se entrega à mariologia olha As Escrituras e os acontecimentos com os olhos da Mãe: “guardava todas estas coisas, meditando-as no seu coração”               (Lc 2,19.51). Maria permanece fiel á sua vocação de Mãe: como durante nove meses carregou o Filho em seu seio, assim o trará por toda a vida em seu coração. Um Filho sempre encontra lugar no coração da Mãe; nada pode cortar o liame entre eles. O olhar da Mãe acompanha toda a vida do Filho. Os olhos da Mãe estão repletos da vida do Filho. Os olhos de Maria são invadidos pelo esplendor do Filho. Na revista Croire Aujourd’bui, n. 62, o artigo “Marie à la lumière de l”écuménisme” [Maria à Luz do ecumenismo] começa com esta frase: “A teologia mariana da Igreja é antes de tudo uma cristologia. É o olhar centrado em Jesus que obriga a falar de Maria, porque ela é a Mãe de Jesus, Cristo Salvador, Deus”.

Se alguém põe seu coração no coração da Mãe, coloca-o onde está a plenitude de Cristo, plenitude do senhorio de Jesus. Lentamente seu coração se impregna de Jesus, do senhorio de Jesus.

 

Irineu Maciel de Medeiros, MChFM

Esplendor da Mãe pg. 11 e 12.
Natal, 1 de Maio de 2014.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário