Páginas

domingo, 30 de março de 2014

FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO - MChFM





Fraternidade e Tráfico Humano

"É para a liberdade que Cristo nos libertou" (Gl 5,1)

Cristo é a Luz que afugenta nossas trevas!

A Páscoa se aproxima; maior é a nossa preparação. Queremos mais transparência em nossas atitudes e poder enxergar melhor quem é Jesus. É tempo de perceber se estamos realmente empenhados contra a exploração humana. Até é preciso, sendo um ano eleitoral, avaliar se adotamos os critérios de Deus na escolha de nossos representantes, como na escolha de Davi. Se, de fato, acreditamos na luz que é Jesus, não podemos admitir as trevas da exploração humana.
Irineu Maciel de Medeiros,mchfm.



CATEQUESE BÍBLICO-MISSIONÁRIO.
Agora sois luz no Senhor
Na caminhada para a Páscoa , na qual celebramos os Mistérios centrais da Salvação, somos preparados para vive-los na celebração e na vida. A liturgia de hoje tem uma mensagem de alegria que preanuncia a Páscoa. É a alegria daquele que não via a luz e, pela fé, vê Jesus que é a Luz. Nesses três domingos da Quaresma temos três ensinamentos sobre Jesus que é a Água Viva, a Luz e a Vida, simbolizados na agua oferecida à samaritana, na cura do cego e na ressurreição de Lázaro. Notemos que nos três casos foi um dom que foi oferecido por Jesus, sem que fosse pedido. O dom da fé é gratuito. É o ensinamento sobre nosso Batismo.
Eu sou a luz do mundo
João, em seu evangelho, apresenta sete sinais (milagres) escolhidos que tinham a finalidade de levar à fé  e por ela chegar à vida eterna. O oitavo sinal é a Ressurreição de Jesus. Hoje ouvimos a narrativa da cura do cego de nascença. O cego lava os olhos que foram tocados por Jesus com lama feita com sua saliva. Ele os lava na piscina de Siloé que significa Enviado. Jesus é o Enviado de Deus. Ao encontrar Jesus, vendo-o profeta a fé. Não crer é não querer ver e permanecer no pecado. Cristo é a Luz que se manifesta, pela Ressurreição, como Luz para o mundo para a Gloria de Deus. No início de seu Evangelho João diz: "João veio como testemunha, para dar testemunho da Luz a fim de que todos acreditassem por meio Dele... a luz verdadeira que, ao mundo, ilumina todo homem" (Jo 1,7.9). Neste 4º domingo lembrando o Batismo por etapas, salienta-se a escolha que Deus faz de cada um como fez a Davi. Ouvimos também a declaração da humanidade de Cristo. O cego diz: "O homem chamado Jesus fez lama, colocou-a nos meus olhos e disse-me: 'Vai, lava-te na piscina de Siloé e lava-te'". Acentua também que Cristo é sem pecado: "Se este homem não viesse de Deus não poderia fazer nada". Jesus conclui: "Eu vim ao mundo para exercer um julgamento a fim de que os que não veem, veja, e os que veem se tornem cegos" (Jo 9,39).
Agora sois luz em Cristo
Ser luz em Cristo é viver como filho da luz na bondade, justiça e verdade, discernindo o que agrada ao Senhor (Rm 5,9-10). A unção de Davi lembra-nos de que somos ungidos no Batismo para receber o Espírito do Senhor. Continuamos o processo de transfiguração que proclamamos no segundo domingo da Quaresma. O testemunho cristão terá sempre oposição, como a Jesus: "A luz brilha nas trevas, mas as trevas não a compreenderam" (Jo 1,5). Voltando à reflexão sobre a Paixão e Morte de Cristo: "Se eles me perseguiram também vos perseguirão, se guardaram minha palavra também guardarão a vossa" (Jo 15,20).
Pe. Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R.

IMM, MChFM.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário