Bom Dia Irineu. Somente hoje estou lhe enviando o conteúdo do Relatório de Itamaracá. Sei que faltou as obs. de cada um, Abraço Chico mas o tempo correu e as comunicações naquele dia não estavam a nosso favor.
RELATÓRIO DA MChFM. FRATERNIDADE N. S. APRESENTAÇÃO – NATAL RN.
LOCAL ITAMARACÁ/ PE PERÍODO 30.04 A 02.05.2009
Fizeram-se presentes as seguintes comunidades:
N. SRª da Apresentação
N. SRª A Boa Mãe
N. SRª Aparecida
N. SRª do Pilar
N. SRª do Carmo
Chegamos já era noite em Itamaracá, para nossa alegria estava chegando naquele momento uma pessoa que não havia confirmado a sua presença, o Irmão Salatiel, ficamos bastante satisfeito com a sua presença. Fomos acolhidos pela Fraternidade N. SRª do Carmo, que nos acomodou nos dormitórios. Grande parte dos participantes já eram nossos conhecidos desde o retiro de Lagoa-Seca PB.
Na mesma noite após o jantar foi dado início aos trabalhos, na reunião de abertura houve palavras de boas vindas, dinâmicas de apresentação de cada fraternidade e apresentação da programação do retiro e oração. A equipe anfitriã sempre à frente dos trabalhos e de forma bem descontraída falou das dificuldades que encontrou para a realização do retiro uma vez que todos trabalhavam e este retiro era um retiro diferente dos outros, pois, toda a preparação desde as compras até a preparação da comida era com eles. Em seguida o Irmão Salatiel pediu um espaço para falar do congresso de 2010. Expôs as dificuldades financeiras, a forma como está sendo as reuniões para a escolha do local, hospedagem, onde e quando, o universo de pessoas esperado, traslado, diária etc.
No dia seguinte. Após o desjejum iniciamos com uma oração, sob a orientação da fraternidade da Boa Mãe. Em seguida fomos ouvir um palestrante que confesso Não sei o nome dele, mas devido a sua simplicidade ainda no caminho de volta para Natal, passamos a chamá-lo de “Peregrino”, pelo fato de conseguir reunir pessoas em torno de um ideal e fazer longas caminhadas no sentido de manter contato com outras pessoas, olhar de perto a natureza, exercitar o silêncio, tentar ficar estar mais perto de Deus e perceber como Deus entrou em sua vida. Muito seguro do que dizia fez algumas reflexões nos levando a concluir que: “Quem não tem tempo para Deus está perdendo tempo”.
Fez referências ao profeta Ezequiel, Cap 36. 24-40 e Lucas Cap. 19 . 1-10. Pediu que refletíssemos: O que é que está atrapalhando em eu ser mais de Deus. E sugeriu que nos abandonássemos nas mãos carinhosa de Deus.
Dando continuidade fomos para o deserto, com duas buscas; Primeiro procurando saber quem é Deus Para mim e a segunda Quem sou eu para Deus. Sugeriu também que levássemos a bíblia cujas leituras foram Salmo 138 e Lucas Cap 1. 39-53.
À tarde foi lido alguns textos que foram construídos no momento do deserto. O dia foi concluído com uma missa celebrada por Frei Bené, pároco de Itamaracá. À noite fizemos a nossa confraternização com brincadeiras e troca de presentes.
No sábado dois de maio, a oração foi feita pela fraternidade N. S. do Pilar,cuja pessoa central foi a figura de Nossa Senhora. E dando continuidade à programação passamos a ouvir o Irmão Wellington que veio a pedido do Irmão Salatiel, para ouvir os nossos apelos para o XXI Capítulo Geral, já que ele era um dos irmãos a fazer parte do mesmo.
Iniciou lendo um trecho da carta do Irmão Sean Sammon, Superior Geral dos Irmãos Maristas em 2009. Durante a leitura ouvimos fortes questionamentos como: Quem de nós não desejava um recomeço, uma segunda oportunidade, um coração novo?. No entanto o medo do novo era o nosso grande desafio.
Depois de uma breve exposição sobre o XXI cap. Geral, foi dividido os participantes em grupo para trabalharmos os quatro grandes temas propostos para a reflexão dos Irmãos que seriam aprofundados no XXI Cap Geral.
- A Identidade dos Irmãos
-O Leigo Marista
- A Missão Marista
- A Espiritualidade Marista
A conclusão dos trabalhos foi feita de forma verbalizada agregada a alguns testemunhos e comentários.
No período da tarde nos ocupamos com o estudo bíblico. A carta de São Paulo aos Coríntios, foi o conteúdo que antecedeu e subsidiou o momento de oração final do retiro que ficou sob a responsabilidade de Fraternidade de Natal.
Para finalizar podemos dizer que além de uma convivência fraterna. O mais importante para todos nós foi voltarmos para casa re-abastecidos e revigorados, pois é isto que este encontro no mínimo nos proporcionou.
Relator: Francisco de Assis Moreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário