Páginas

sábado, 7 de dezembro de 2019

REUNIÃO E CONFRATERNIZAÇÃO DA FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO/RN - MChFM

































DIA 06 DE DEZEMBRO AS 16h ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DA FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO – MChFM

ADVENTO E NATAL

Canto: Vem, Senhor, Vem nos salvar.
1 . Senhor, vem salvar teu povo, das trevas, da escuridão. / Só tu és nossa esperança, és nossa libertação.
Ref.:Vem, Senhor, vem nos salvar, / com teu povo vem caminha (bis)
2 . Contigo o deserto é fértil, a terra se abre em flor. / Da rocha brota água viva, da terra nasce o esplendor.
3 . Tu marchas à nossa frente, és força, caminho e luz. / Vem logo salvar teu povo, não tarde, Senhor Jesus.

Dirigente – O tempo correu, os meses passaram e dezembro chegou. Com dezembro, o tempo do Advento e a festa do Natal. Agradecendo as bênção e graças, como também os problemas e os sofrimentos deste ano, rezemos juntos com fé e gratidão:
Todos – Pai Nosso, que estai no céu...
Dirigente – Advento é um período litúrgico privilegiado. Aquela caminhada anual, sempre antiga e sempre nova, que nos leva até o presépio, até Belém, até Jesus.
Tudo passa, tudo envelhece, caduca e morre. Só não passa o Natal, aquela atmosfera de ternura, de paz, de simplicidade, de amor. E de muita esperança, acima de tudo.
Leitor 1 – Conceição Santana – Advento é um tempo de esperança, de expectativa. Natal é a grande festa da esperança. Como seria a vida, o mundo, a humanidade, se não existisse a esperança? A esperança é básica, fundamental. Faz parte da vida, faz parte do homem. Viver é esperar. E esperar é viver. O ser humano não apenas caminha, luta, constrói e vive na esperança. O homem é esperança. A esperança é o móvel secreto de todos os empreendimentos, de todos os progressos da História.
Todos – Senhor, aumenta a nossa fé, a nossa esperança.
Leitor 2 – Irineu Maciel – Vivemos ancorados na esperança. E mesmo assim a vida cansa! Como deve ser lancinante, triste e pesado viver sem esperança, sem uma luz, lá na frente, aclarando o hoje, a nossa caminhada de cada dia.
Todos – Senhor, aumenta a nossa fé, a nossa esperança.
Leitor 3 – Bethe – Somos criaturas que buscam. Toda a busca traz uma esperança. Há esperança na semente jogada na terra pelo agricultor. No time que entra em campo em qualquer disputa esportiva. No aluno que frequenta aulas, dia após dia. Na prece rezada, na mão estendida, no perdão oferecido, na cirurgia que se realiza, em todos esses gestos a gente vislumbra os rastos da esperança. Esperança de um bem que virá, de um sonho que se acalenta, de uma pergunta esperando resposta, de um amigo que nos acolha e compreenda, de um problema em busca de solução.
Todos – Senhor, aumenta a nossa fé, a nossa esperança.





Canto: Da Cepa Brotou
Da cepa brotou a rama, da rama brotou a flor. Da flor nasceu Maria, de Maria o Salvador.
1 . O Espirito de Deus sobre Ele pousará, de saber, entendimento este Espirito será.  De conselho e fortaleza, de ciência e de temos, achará sua alegria no temor do seu Senhor.
2 . Não será ilusão do olhar, do “ouvir falar”, que Ele irá julgar os homes, como é praxe acontecer. Mas os pobres desta terra com justiça julgará, e dos fracos o direito Ele é quem defenderá.
3 . Neste dia, neste dia o Senhor estenderá, sua mão libertadora pra seu povo resgatar. Estandarte para os povos, o Senhor levantará; a seu povo, à sua Igreja, toda a terra acorrerá.

Dirigente – A esperança é um tema eterno que os poetas cantam, os artistas pintam em suas telas e os escritores descrevem em seus livros e artigos. Tema eterno, sempre antigo e sempre novo, porque o ser humano não apenas vive de esperança e para a esperança, o ser humano é esperança. Você e eu, meu irmão, minha irmã, somos peregrinos da esperança nos caminhos do tempo, em direção à eternidade.
Leitor 1 – Antes de encetar sua estupendas campanhas pela Ásia, pela Índia e pela África, Alexandre Magno raspou integralmente os cofres do tesouro real, distribuindo tudo aos pobres do seu reino. Magnanimidade do generoso rei? Um simples gesto de ostentação, ou publicidade do vitorioso caudilho que desejava chamar a atenção sobre si mesmo? A história não conta. Mas houve um lacônico dialogo que as crônicas registram. Diante dos cofres vazios, um dos oficiais de Alexandre Magno perguntou, surpreso:
·         E o que reservais para vós, majestade?
·         A esperança, somente a esperança! – respondeu o impetuoso monarca.
A palavra de Deus
·         Na Bíblia encontramos a Palavra de Deus dirigida a nós, seus filhos e filhas. Vamos acolher o que Deus vai nos dizer.

Canto para a colher a palavra.

Tua palavra é lâmpada para os seus pés Senhor. (bis)
Lâmpada para os meus pés Senhor, luz para o meu caminho. (bis)

Leitor 3 – Do livro do Profeta Isaias (Is 12, 2-6): “Sim, Deus é minha salvação! Eu confio e não tenho nada a temer, porque minha força e meu canto é o Senhor: ele é minha salvação. Com alegria vocês todos poderão beber água nas fontes da salvação. E nesse dia, vocês dirão: “agradeçam ao Senhor, invoquem o seu nome, contem aos povos às façanhas que ele fez, proclamem que o seu nome é sublime; cantem hino ao Senhor, pois ele fez proezas; que toda terra as reconheçam. Gritem de alegria e exultem, moradores de Sião, pois o Senhor de Israel é grande no meio de vocês”.
Todos – Palavra do Senhor.




Crescer na fé
A realidade hoje em dia é marcada pela falta de atenção das pessoas. Muitas vezes vivemos pertos de muita gente que vemos todos os dias, mais não convivemos. É possível que a gente nem sabia o nome do porteiro da escola, do guarda da praça, da vizinha que mora na casa da frente. Vivemos perto das pessoas, mas distantes de uma convivências de irmãos e irmãs.
Todos – Ele é a nossa salvação!
Leitor 1 – O menino Jesus é um grande é um grande exemplo de simplicidade no presépio. Ele nos ensina que a humanidade e o amor são salvação para a nossa vida. Acolher Jesus e seguir seus ensinamentos no dia-a-dia é uma luz que nos ajuda a resolver nossos problemas.
Todos – Ele é a nossa salvação!
Leitor 2 – Na leitura do Profeta Isaias, vemos a grande alegria que ele tem na fé em Deus. Ele sabe que Deus vê os sofrimentos e as necessidades das pessoas. Deus não permanece distante de nós, mas sempre vem para nos ajudar a viver bem. Ele nos enviou a salvação.
Todos – Ele é a salvação.
Leitor 3 – Jesus Cristo é a nos salvação! Mas isso não quer dizer que ele vai tirar os nossos problemas com um toque de mágica. A salvação acontece em nossa vida quando fazemos aquilo que ele ensinou. Quando no unimos para buscar novos caminhos para nós.
Todos – Ele é a nossa salvação.

Conversa boa

A – É chegada o momento de falar o que sentimos e ouvimos o que os outros sentem. Hora da partilha de nossas ideias e opiniões. Vamos partilhar.
1 – O que podemos aprender com a história que ouvimos?
2 – De acordo com a Palavra de Deus, o que é a salvação que Deus enviou?

Gesto de Amor

A – Hoje descobrimos que a salvação de Jesus acontece no mundo por meio daquilo que seus seguidores fazem hoje vamos tomar uma decisão. O que faremos para ajudar a salvar quem precisa de nosso amor?

Canto: Noite Feliz.
Noite feliz, Noite feliz
Oh, Senhor, Deus de amor
Pobrezinho, nasceu em Belém
Eis na lapa Jesus, nosso bem
Dormem em paz, Oh, Jesus
Noite feliz, Noite feliz

Oh, Jesus, Deus da luz
Quão afável é teu coração
Que quiseste nascer
Nosso irmão
E a nós todos salvar
E a nós todos salvar
Noite feliz, Noite feliz
Eis que no ar vem cantar
Aos pastores, seus anjos no céu
Anunciando a chegada de Deus
De Jesus Salvador
De Jesus Salvador.

A Fraternidade Nossa Senhora da Apresentação/RN, se reuniu dia 06 de dezembro 2019, para celebrar o Advento e Natal, agradecer a Deus pelo ano e celebra a vida.
Neste dia de hoje realizamos a nossa confraternização e celebramos a nossa vida em fraternidade, celebrar a magia e o encanto.
O Natal chegou fraternos é tempo de celebra e nada melhor que celebrar ao lado desta grande família marista e das pessoas que amamos. Nesse tempo de amor e união, não poderia estar mais feliz por estarmos juntos a todos vocês.
 Natal é época de troca de presentes e com certeza vocês são os melhores presentes que eu poderia receber! Feliz Natal, a todos vocês que fazem esta grande família! Vamos celebrar junto a equipe de Coordenação do MChFM e as demais fraternidades, a magia e o encanto dessa época do ano!
Desejo a todas as Fraternidades e a Equipe de Coordenação um Feliz Ano Novo.
Irineu Maciel de Medeiros.

“Cristo é a minha força; a Oração, o meu baluarte; a Fé é meu escudo!”
(Santa Rosa de Lima).

“Querer amar a Deus sem sofrer por seu amor é ilusão.”
(Santa Margarida Maria Alcacoque).

“Jesus é a ponte entre aquele que tudo pode e as criaturas que de tudo precisam.”
(Santa Clara de Assis).

“O que vale a pena possuir, vale a pena esperar.”
(Santa Edith Stein).

“Comungar é participar da festa do amor de Jesus.”
(Santa Gemma Galgani).

Estiveram presentes:
1 - Rosa Freitas
2 - Dora
3 - Tania Santos
4 - Rejane
5 - Conceição Santana
6 - Ir. Getúlio
7 - Irineu Maciel.
8 - Alice
9 - Galega
10 - Ana Chrystina
11 - Rosangela da Paz
12 - Elizabeth.

Oração final: Ir. Getúlio
Natal, 07 de dezembro de 2019.
Postado: Irineu Maciel de Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário