Páginas

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

REUNIÃO DA FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO - MChFM / NATAL - RN








Reunião da Fraternidade Nossa Senhora da Apresentação - MChFM
Começamos as nossas atividades assistindo a Santa Missa na Capela do Colégio e após a Santa Missa nos dirigimos para a sala da PUC para darmos inícios a nossa reunião e a partir da s 10h passamos a assistir uma vídeo Conferencia - ANO FOURVIÈRE.
A presentação dos trabalhos foi por Valeria direto do escritório Central Brasilia.
Palestrante: Ir. Rafael Ferreira júnior, FMS.
Com Maria para um Novo Começo, Fourvière uma promessa renovada   




Ano Fourvière
23 Julho 2015 – 23 Julho 2016
Na manhã do dia 23 de julho de 1816, um grupo de jovens sacerdotes, subiram 800 degraus em direção ao Santuário de Fourvière, em Lyon. Cinco deles tinham sido ordenados sacerdotes no dia anterior, entre eles Champagnat. Os demais ainda não haviam terminado seus estudos. Durante os meses anteriores, eles tinham formado um grupo unido por sonhos em comum. Ardia em seus corações a utopia de transformar vidas, diante da França devastada, pós-revolução.
Ao serem ordenados Padres, e enviados a diferentes destinos, o grupo logo se separaria. Para que a utopia que os uniu não fosse esquecida, resolveram assumir um compromisso. Antes de se separar, queriam selar sua promessa, diante de quem acalentava e abençoava seus mais desafiadores sonhos, e quem dava nome à obra que juntos haviam criado: Maria, mãe de Jesus. Com seu compromisso redigido, e assinado pelos doze jovens, aos pés de Nossa Senhora de Fourvière, se comprometiam a continuar sua obra com todas as suas forças. Esta obra que hoje nos une, nos move, nos impulsiona. 

Em 2016 celebraremos os 200 anos dessa promessa. Por isso, o período de julho de 2015 a julho 2016 será presidido pelo ícone de Fourvière. Desde o início, os primeiros maristas imaginaram a Sociedade de Maria como uma grande árvore com diferentes ramos: religiosos Sacerdotes, religiosos Irmãos, religiosas e Leigos. O projeto não obteve o reconhecimento eclesial naquela época. Talvez a conjuntura histórica não fosse adequada. 
Atualmente, as circunstâncias são bem diferentes. Reconhecemos com gratidão que o Espírito Santo fez florescer entre nós a vocação laical marista. Milhares de Leigas e Leigos de todo o mundo sentem-se chamados a viver o Evangelho do jeito de Maria conforme a tradição de São Marcelino Champagnat e dos primeiros Irmãos. 

As origens da Sociedade de Maria recordam que religiosos e Leigos estão integrados para a missão e chamados a oferecer o rosto mariano da Igreja com a maneira marista especial de ser e de construir Igreja. O Ano Fourvière nos convida a seguirmos em fraternidade e comunhão, Irmãos e Leigos, pelo presente e futuro da missão marista no mundo.
Ano Fourvière celebra a fraternidade e comunhão entre Irmãos e Leigos
Um novo passo rumo ao bicentenário da atuação marista no mundo começa no dia 23 de julho de 2015. O Ano Fourvière recorda a importância da fraternidade e comunhão entre Irmãos, Leigos e Leigas para o presente e futuro da missão marista.
O ano faz referência à chamada Promessa de Fourvière, importante fato da história do Instituto Marista que ocorreu há exatos 199 anos, no dia 23 de julho de 1816. Nesta data, um grupo de 12 jovens seminaristas e sacerdotes, entre eles Champagnat, se compromete em fundar uma associação religiosa em homenagem à Maria, chamada Sociedade de Maria. Champagnat lutou para que essa sociedade contemplasse Irmãos dedicados à educação.
A promessa foi realizada no Santuário de Fourvière, em Lyon, na França. Os traços do santuário dão forma ao ícone que representa este segundo ano preparatório ao bicentenário. A Rede Marista inicia oficialmente sua caminhada do Ano Fourvière com uma celebração realizada no Colégio Marista Rosário, que reunirá Irmãos, gestores, educadores e colaboradores dos empreendimentos e Unidades da Capital e região metropolitana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário