Páginas

domingo, 28 de setembro de 2014

Fraternidade Nossa Senhora da Apresentação - MChFM - Natal/RN.



Neste dia dedicado especialmente à Bíblia, agradecemos a Deus pelo dom da sua Palavra que nos ilumina na caminhada da vida. Acolhemos o Livro da Palavra de Deus em todos os momento de nossas vida.

Todo dia é dia da Bíblia, dia da Palavra de Deus. Vamos abrir o coração para amar sua
Palavra e acolher a sabedoria dos seus ensinamentos.
Irineu Maciel de Medeiros,mchfm.




Aprender da Bíblia a dizer sim INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ (XX) Os sujeitos da iniciação (4)

Na sua casa, tem uma Bíblia? Ela é lida e praticada? E em nossa comunidade, que lugar ela ocupa? No último domingo de setembro, lembramos especialmente a Bíblia, é o domingo da Bíblia para nós católicos. E o Evangelho de hoje lembra a história de dois filhos solicitados a trabalhar na vinha do pai. Um disse “não”, mas depois mudou de ideia e foi. O outro prontamente disse “sim”, mas não foi. A pequena parábola é uma luz para se entender toda a Bíblia: o que importa não são tanto palavras e ritos religiosos, mas atitudes de vida e gestos concretos. Expressa-o bem o ditado popular: “De boas intenções, o inferno está cheio”. O Evangelho quer ser uma escola que forma discípulos e discípulas de Jesus. E para seguir Jesus é importante agir, inspirando-se nas ações dele. Os verdadeiros discípulos são aqueles que agem, isto é, aqueles que praticam a “vontade do Pai”, assim como Jesus também a praticou. Os falsos discípulos dizem palavras bonitas, mas não as vivem.
Este foi um dos conflitos que Jesus viveu: ele enfrentou os “doutores” e “fiéis observantes da Lei” e foi rejeitado por eles. Embora esses também tivessem ações e não apenas palavras bonitas, o agir deles não correspondia com o projeto de Deus, mesmo sendo autoridades religiosas reconhecidas pelo povo. Eles diziam “sim” a Deus, mas não viviam de acordo com seu projeto. Na prática, diziam “não”.
Por outro lado, Jesus acolhe os desprezados e excluídos da religião e da sociedade: os pobres, doentes, prostitutas, homossexuais, cobradores de impostos... Esses não são e não se consideram fiéis observantes da Lei. Nesse sentido, dizem “não” a Deus. Mas a maneira como Jesus vai ao encontro deles e os acolhe cria neles tal confiança que começam a mudar de vida. Dizem agora “sim” a Deus e a seu projeto. O próprio Jesus parece dizer “não” a Deus porque nem sempre cumpre o que está escrito na Lei. Ele age assim porque vê que a situação das pessoas revela uma palavra diferente do Pai, e a essa palavra é preciso obedecer, a ela é preciso dizer “sim”. Que a Bíblia nos ajude a sempre dizermos “sim”. Dizê-lo com nossas palavras, mas, também e acima de tudo, com nossas ações de seguimento a Jesus!

                                                                                                              Pe. Léo Zeno Konzen
Natal, 28 de setembro de 2014.
Irineu Maciel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário