Páginas

quinta-feira, 28 de março de 2013

A FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO A ASSEMA.


A Fraternidade Nossa Senhora da Apresentação e Associação de Educadores Maristas Aposentados - ASSEMA, realizaram na capela do Colégio Marista de Natal na Quarta Feira Santa uma VIA-SACRA com todos os seus membros às 14h.

Jovens, com a cruz de Jesus a caminho da Ressurreição.
Acolhida.
A - prezados irrmãos e irmãs, quanto mais nos aproximarmos de Deus, mais intensamente sentiremos o quanto somos amados por ele e mais sensíveis seremos para com a dor e o sofrimento de nossos semelhantes. Renovemos a comunhão com Deus rezando:
T - Em nome do Pai...
A - Hoje vamos nos unir a Jesus e a todos os sofredores nesse caminho do Calvário. Edm algum momento seremos como Jesus carregando a nossa própria cruz, em outros, seremos como Cireneu, ajudando a carregar a cruz de quem está ao nosso lado.
T - Uma pessoa que vive o amor na grandeza da sua fé será sempre mais forte para vencer as dificuldades.
L - No seguimento de Jesus os jovens aprendem que um problema não é um obstáculo intransponível, que uma perda não os levará para o abismo, que a mão do Criador não se soltará das suas mãos, conduzindo o brilho de nossa existência.
T - Em Cristo está a nossa esperança e a nossa força.
1ª ESTAÇÃO - JESUS É CONDENADO À MORTE
A - Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.
T - Porque, pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo!
L1 - Com voz serena e firme Jesus havia anunciado o amor do Pai e motivado os seus seguidores a cultivarem o amor e a bondade como sinais de pertença à família de Deus. Mas ali. diante de Pdilatos, ele estava em sil~encio. Só a voz dos que deixaram a maldade inflamar seus corações se fazia ouvir em gritos do ódio e desejo de sangue:
T - Crucifica-o! Crucifica-o!
L2 - Quem deveria falar se calou. Quem deveria defender se omitiu. Quem deveria dar testemunho se acorvardou. Quem, deveria ser solidário teve medo.
T - E a covardia dos maus acabou vencendo.
A - Quando os jovens se sentem abandonados pela família e pela sociedade, facilmente são atraídos para o caminho do mau e o resultado nós conhecemos: drogas, prostituição, roubos e violência de toda espécie.
T - Uma palavra amiga pode salvar uma vida.
Canto: A morrer crucificado, teuJesus é condenado por teus crimes, pecador. Pela Virgem dolorosa, vossa Mãe tão piedosa, perdoai-me, meu Jesus!
2ª ESTAÇÃO JESUS CARREGA A CRUZ
A - Nós adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.
T - Porque, pela vossa Santa Cruz, remisstes o mundo!
L1 - Pilatos, para não se comprometer, entrega Jesus para ser condenado à morte.
T - A omissão e a indeferença de Pilatos permitiram que o Filho de Deus fosse condenado.
L2 - A falta de uma politica honesta em nosso pís tem deixado milhares de jovens sem condições dignas de educação, trabalho, lazer e integração social.
T - A indiferença dos governantes e o silêncio da sociedade permitem que essas injustiças continuem acontecendo.
A - Senhor Jesus Cristo, em vós depositamos nossa esperança. Iluminai os jovens, fortalecei os que lutam por justiça e ajudi-nos a fazer acontecer a vida nova que vós anunciastes.
T - Que essa Campanha da Fraternidade desperte em todos nós o desejo sincero de trabalhar pela implantação da Civilização do Amor.
Canto: Com a cruz é carregada, e do peso acabrunhado, vai morrer por teu amor. Pela Virgem dolorosa, vossa Mãe tão piedosa, perdoai-me, meu Jesus!
3ª ESTAÇÃO JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ
A - Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.
T - Porque, pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo!
L1 - Desde o momento em que foi preso no Horto das Oliveiras naquela quinta- feira, Jesus passou a noite enfrentando todo tipo de sofrimento. Enfraquecido pelos maus-tratos e pela dor da traição, Jesus vacila na caminhada e cai com o rosto ao chão.
T - Os sofrimentos pdem abalar as forças físicas, mas para quem crê nada abalará a força do amor e da fé.
L2 - A falta de luz para o caminho e a falta de uma mão amiga para amparar na caminhada, fazem com que muitos jovens se sintam enfraquecidos e caiam nas ciladas dos falsos prazeres, nós vícios, no isolamento e no desencanto da vida.
T - Ajudai-nos, Senhor, a criar espaços de participação da juventude na Igreja e na sociedade.
A - Q ue a juventude encontre os meninos necessários para o exercício da cidadania e da solidariedade.
T- Senhor, amparai os enfraquecidos e trazei de volta os que se desviaram do camino.
Canto: Pela cruz tão oprimido, cai Jesus desfalecido pela tua salvação. Pela Virgem dolorosa, vossa Mãe tão piedosa, perdoai-me, meu Jesus!
4ª ESTAÇÃO JESUS SE ENCONTRA COM SUA MÃE
A - Nós adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemios.
L1 - A mãe recebe a notícia de que o filho foi preso. Ela vai à sua procura eo encontra a caminho do Calvário. Ele foi condenado à morte e ela não pode encontra a caminho do Calvário. Ele foi condenado à morte e ela não pode fa\zer mais nada.
T - Parece notícia de acontecimento atual. É o drama da violência que parece não ter fim na história da humanidade.
L2 - O encontro com sua mãe renovou as forças de Jesus. Do mesmo modo, o apoio da família pode ser uma força de renovação para os jovens condenados ao submundo das drogas, da prostituição, das prisões e de toda forma de exclusão social.
T - Uma palavra amiga pode transformar uma vida.
A - família é o lugar que Deus preparou para formar homens e mulheres que saibam viver com dignidade a vida humana e cristã.
Canto: Vê a dor da Mãe amada; que se encontra desolada, com seu Filho em aflição. Pela Virgem dolorosa, vossa Mãe tão piedosa, perdoai-me, meu Jesus!
5ª ESTAÇÃO SIMÃO CIRENEU AJUDA JESUS A CARREGAR A CRUZ
A - Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.
T - Porque, pela vossa Santa Cruzm remistes o mundo!
L1 - Simão Cireneu volta para casa depois de um dia de trabalho. Os soldados o obrigaram a carregar a cruz de Jesus. Aquilo que parecia ser um castigo tornou-se uma bênção. Caminhando lado a lado com Jesus, Cireneu ouviu Jesus resendo, conversando com p Pai, e aquela proximidade com o Filho de Deus transformou a sua vida.
T - Independente da motivação inicial, toda pessoa que se dispõe a fazer  o bem receberá recompensa.
L2 - Num primeiro momneto pode ser que algum jovem comece a participar da comunidade sem muito gosto e entusiasmo.
T - Mas a proximidade a Jesus e a solidariedade das pessoas podem despertar para o verdadeiro amor à causa do Reino de Deus.
A - Senhor, dai-nos a graça de aproveitar todas as oportunidades que temos para servir a vós na pessoa de nosso irmão e irmãs.
T- Senhor, amparai e fortalecei todas as pessoas que se dedicam aos mais deserdados de nosso mundo.
Canto: No caminho do Calvário, um auxílio é necessário, não lhe nega o Cireneu. Pela Virgem dolorosa, vossa Mãe tão piedosa, perdoai-me, meu Jesus!
6ª ESTAÇÃO VERÔNICA ENXUGA O ROSTO DE JESUS
 A - Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.
T - Porque, pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo!
L1 - Verônica é a representante de todas as mulheres corajosas que sabem transpor os obstáculos para fazer o bem que acredita ser necessário.
T - A graça de deus toca o coração humano, mas o apoio fraterno é muito importante para que o amor se mostre nas ações concretas.
L2 - O apoio da comunidade é fundamental para incentivar os jovens a transpor os obstáculos que ameaçam seu direito de participar, consciente e responsável, na construçao de um mundo melhor.
T - Toda boa ação contribui para o bem da comunidade e para a glória de Deus.
A - Abondade de Deus deixou a faace de Cristo gravada na toalha de Verônica.
T - Que a meditação sobre o sofrimento de Jesus deixe gravado em nossos corações o desejo de servi-lo na pessoa de nossos irmãos sofredores.
Canto: Eis  o rosto ensanguentado, por Verônica enxugado, que no pano apareceu. Pela Virgem dolorosa, vossa Mãe tão piedosa, perdoai-me, meu Jesus!
7ª ESTAÇÃO JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ
A - Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.
T - Porque, pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo!
L1 - Jesus, o Filho de Deus, experimenta a fraqueza humana e cai pela segunda vez no caminho do Calvário.
T - Diante das pessoas que caem nos abismos da miséria humana, devemos ter compaixão e atitudes de amor para reerguê-las.
L2 - Somos capazes de ter compaixão por Jesus caído no caminho do Calvário, mas qual tem sido a nossa atitude diante de nossos irmãos e irmãs caídos no vício das ddrogas, no desencanto de viver, na prostituição e na marginalização social?
T - Não basta levantar o caído, É preciso combater as forças do mal que jogam por terra a esperança de nossos jovens.
A - Desta conscientização, nasce a vontade de transformar também as estruturas injusstas para defender e promover o respeito da dignidade do homem, criado à imagem e semelhança de Deus.
T - Deus de amor e de misericórdia, amparai-nos em nossas fraquezas.
Canto: Novamente desmaiado, sob a crua que vai levando, cai por terra o Salvador. Pela Virgem dolorosa, vossa Mãe tão piedosa, perdoai-me, meu Jesus!
8ª ESTAÇÃO JESUS CONSOLA AS MULHERES
A - Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.
T - Porque, pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo!
L1 - Abatido sob o peso da cruz, Jesus caminha rumo ao calvário. Ao lado do caminho algumas mulheres chram ao ver Jesus tão maltratado, Ele para, olha para elsa e diz:
T - "Mulheres de Jerusalém, não chorm por mim. Chorem por vocês mesmas e or seu filhos".
L2 - Jesus sabe que sua modrte de cruz abre caminho para a Civilização do Amor, mas não livra a humanidade, de uma vez por todas, da violência, da maldade e do descaso para com os que sofrem.
T -  Muitas outras pessoas serão também perseguidas e maltratadas por defenderem os mais fracos.
A - Livrai-nos, Senhor, do desamor e dos preconceitos que nos levam a julgar e condenar pessoas sem conhecê-las.
T - Em vós, Senhor, esta nossa esperança. Socorrei-nos e salvai-nos.
Canto: Das matronas piedosas, de Sião filhas chorosas, é Jesus consolador. Pela Virgem dolorosa, vossa Mãe tão piedosa, perdoai-me, meu Jesus!
9ª ESTAÇÃO JESUS CAI PELA TERSEIRA VEZ
A - Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.
T - Porque, pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo!
L1 - A cada passo Jesus sentia-se masi debilitado. Ele que tantas vezes caminhou para ir ao encontro das pessoas, agora caminhava paara o isolamento humano e a sua entrega nas mãos do Pai.
T - A morte na cruz será o momento de estrema solidão. Jesus não estará com as pessoas e não terá aindo entrou no Céu.
L2 - Muitos jovens, tendo caminho com muita esperança duraante o tempo de estudos, caem no vazio por não conseguirem emprego, por não se sentirem valorizados, por não perceberem um futuro melhor pela frente.
T - A falta de oportunidades faz com que os jovens se sintam enfraquecidos como Jesus.
L1 - A participação na comunidade pode ajudar a valorizar cada um pelo que é, pelo potencial que tem e mão por aquilo que possui como riqueza material, nome de família ou privilégios sociais.
T - Somos todos irmãos e irmãs, responsáveis uns pelos outros.
Canto: Cai terceira vez prostrado, pelo peso redobrado, dos pecados e da cruz. Pela Virgem dolorosa, vossa Mãe tão piedosa, perdoai-me, meu Jesus!
10ª ESTAÇÃO JESUS É DESPIDO DE SUAS VESTES
A - Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.
T - Porque, pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo!
L1 - Jesus foi despojado de tudo. Arrancaram até a roupa dele. Mas sua dignidade permaneceu intocável. Ele sabia confiar em Deus-Pai e não perdia a serenidade por nada.
T - A dignidade da juventude será preservada se forem fortalecidos os laços de união e respeito nas famílias  e nas comunidades.
L2 - Será preciso juntar forças para ajudar onde for possível, criar instituições mais justas, trabalhos que ajudem a respeitar direitos e desenvolver talentos de maneira mais igualitáaria.
T - Cada pessoa deve ser respeitada e valorizada, para que possa contribuir para o bem de toda comunidade.
A - Aqui tem grande valor a militãncia nos sindicatos, nos movimentos populares, nos patidos politicos, o trabalho voluntário em instituições, a pressão comunitária para valorizar práticas menos consumistas e que respeitem a pessoa acima de outos interesses.
T - Que as injustiças sociais não ofusquem o brilho da esperença de nossa juventude.
Canto: De suas vestes despojado, todo chagado e pisado, eu vos vejo, meu Jesus. Pela Virgem dolorosa, vossa Mãe tão piedosa, perdoai-me, meu Jesus!
11ª ESTAÇÃO JESUS É PREGADO NA CRUZ
A - Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.
T - Porque, pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo!
L1 - Depois de ser despojado de suas vestes, Jesus foi pregado na cruz. O Filho de  Deus suporta, em silêncio, todo o sofrimento.
T - A segurança de Jesus estava em sua comunhão com o Pai.
L2 - Por maiores que sejam os sofrimentos, maior ainda é a força de ressurreição, de superação, de vida nova que Deus coloca em nossos corações.
T - Que a Campanha da Fraternidade deste ano motive a Igreja e desperte a sociedade para a solidariedade com os jovens.
A - Os jovens necessitam de um grupo que os apoi, para que deixem de ser reféns da propaganda consumista e cultivem sua autoestima através de uma identidade fraterna, solidária. O mandamento do amor a Deus e ao próximo precisa ser compreendido em toda a sua amplitude, pois inclui, entre outras coisas, optar por uma forma de vida mais fraterna e mais justa.
T - A força da juventude pode fazer o amor de Cristo produzir muitos frutos em nossa sociedade.
Canto: Sois por mim à cruz pregado, insultado, blasfemado, com cegueira e com furor. Pela Virgem dolorosa, vossa Mãe tão piedosa, perdoai-me, meu Jesus!
12ª ESTAÇÃO JESUS MORRE NA CRUZ
A - Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.
T - Porque, pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo!
L1 - De braços abertos, no alto da cruz, Jesus entrega sua vida pela salvação do mundo. Por mais barulhenta que seja a força do mal, a força do bem é maior. O amor tem o poder das semendtes que vão germinando e crescendo até produzirem frutos.
T - O mundo jamais esquecerá o amor de Jesus para com os pequenos e sofredores.
L2 - Hoje, estar ao lado dos pequenos, como pediu Jesus, não é somente dar esmola ou distribuir comida, mas criar consciência dos direitos e incluir na cidadania, valorizar o trabalho, integrar todas as pessoas em atividades remuneradas e exigir a proteção social paara as pessoas em necessidade.
T - "Tudo o que vocês fizeram ao menor de meus irmãos, é a mim que estarão fazendo", disse Jesus.
A - Senhor Jesus Cristo, voltai para nós o vosso olhar de amor. Amparai os que passam por situações de sofrimento. Abençoai a juventude e dai-lhe a graça de perseverança.
T - "Se vivemos com Cristo, se morremos com Cristo, com ele ressuscitaremos para a vida eterna".
Canto: Por meus crimes padecestes, meu Jesus por nós morrestes; quanta angústia, quanta dor! Pela Virgem dolorosa, vossa Mãe tão piedosa, perdoai-me, meu Jesus!
13ª ESTAÇÃO JESUS ÉN DESCIDO DA CRUZ
A - Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.
T - Porque, pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo!
L1 - José de Arimatéia e Nicodemos ajudaram a retiraar o corpo de Jesus da Cruz e Maria o recebeu em seus braços.
T - Maria chora em silêncio, Ela confia em Deus, mas seu coração de mãe está dilacerado pela dor.
L2 - Ao lado de Maria retaram os poucos amigos que permaneceram fiéis a Jesus até o último momento.
T - Só solidariedade de quem ama pode amparar quem mais precisa de ajuda nas horas difíceis da vida.
A - Muitos jovens são seduzidos por outros jovens a entrar para o mundo da perdição com as promessas de vida mais fácil e mais prazerosas, Mas qundo são presos ou se afundam nos vícios e na miséria, os supostos amigos desaparecem.
T - Senhor, iluminai a mente e orientai o coração de nossos jovens. Que nenhum deles se perca pelas estradas da vida.
Canto: Do madeiro vos tiraram, e à Mãe vos entrearam, com que dor e compaixão. Pela Virgem dolorosa, vossa Mãe tão piedosa, perdoai-me, meu Jesus!
14ª ESTAÇÃO JESUS É SEPULTADO
A - Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.
T - Porque, pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo!
L1 - Na tarde daquela sexta-feira uma pequena procissão de enterro desceu o monte Calvário. Uma mãe, viúva, acompanhava o enterro de seu filho único. Seu nome era Maaria!
T - Os malfeitores que perseguiram e mataram Jesus já tinham ido embora.
L2 - Nessa preparação paara a Páscoa, o silêncio do Calvário faz ecoar em nossos ouvidos e aquecer o nosso coração estas palavras de Jesus:
T - "Nisto todos reconeceraão que vocês são meus discípulos: se tiverdes amor uns para com os outos".
A - O que move os cristãos, especialmente a juventude, a viver com os mesmos sentimentos que animaram a vida de nosso Senhor Jesus Cristo é a graça de Deus que anima e fortalece o testemunho da fé. Rezamos e suplicamos a Deus que a juventude seja corajosa e firme para assumir com alegria a missão que lhes vem de Deus pelas palavras de Cristo:
T - "Ide e fazei discípulos entre todas as nações".
Canto: No sepulcro vos puseram, mas os homens tudo esperam, do mistério da paixão. Pela Virgem dolorosa, vossa Mãe tão piedosa, perdoai-me, meu Jesus!
15ª ESTAÇÃO A RESSURREIÇÃO DE JESUS
A - Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.
T - Porque, pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo!
L1 - No domingo, as mulheres foram ao túmulo e o encontraram vazio. Viram os dois homens com vestes claras e brilhantes que lhes perguntaram: "Por que procuram entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui, mas ressuscitou".
T - Para quem é de Deus, a morte não é o fim, pois a vida tem a última palavra.
L2 - Como seguidores de Cristo, devemos servir mais a Deus e ao próximo do que desejar que Deus se coloque a nosso serviço para garantir prosperidade.
T - O caminho da vida apontado por Jesus exige de nós dedicação e perseverança.
L1 - As comunidades eclesiais são espaços educativos que mobilizam e educam crianças, jovens e adultos. Uma nova mentalidade pode ser formada neste processo de conscientização.
T -  A força moral da Igreja precisa a serviço de causas sociais importantes e condizentes com o projeto de Deus.
L2 - Como pessoas de fé nós rezamos a Deus e voltamos o nosso pensamento e as nossas ações para as crianças, os adolecentes, os jovens e todos os que são megligenciados ou maltratados pelos poderes domianstes na socsiedade.
T - Despertai-nos, Senhor, para a solidariedade. Abençoai nossas famílias. Dai-nos o vosso Espírito Santo para que possamos viver e trabalhar, com Cristo, no anúncio e na vivência do Evangelho.
Pai Nosso....Ave Maria...
ORAÇÃO FINAL E ABRAÇO DA PAZ
A - No final deste encontro queremos louvar e bendizer o Senhor nosso Deus pela grandeza de seu amor e por todas as maravilhas que ele criou para nosso bem e nossa alegria.
T - Senhor, como é grande o vosso nome por toda a Terra.
A - Quando contemplamos a altura das montanhas, as profundezas dos mares, o canto dos pássaros, a beleza das nuvens, o poder de um relâmpago, a harmonia das cores, o sorriso das crianças e a força transformadora da juventude, brota de nossos corações um hino de louvor:
T - Nós vos louvamos e bendizemos pela grandeza de vosso amor.
A - Com gesto de gratidão e compromisso, vamos rezar a oração da CF deste ano:
T - Pai santo, vosso Filho Jesus, conduzido pelo Espírito e obediente à vossa vontade, aceitou a cruz como prova de amor à humanidade. Convertei-nos e, nos desafios deste mundo, tornai-nos missionários a serviço da juventude. Pa anunciar o Evangelho como projeto de vida, enviai-nos, Senhor; para ser presença geradora de fraternidade, enviai-nos, Senhor; para ser profeta em tempo de mudança; enviai-nos, Senhor; para promover aa sociedade da não violência, enviai-nos, Senhor; para salvaar a quem perdeu a esperança, enviai-nos, Senhor; para...(acréscimo da comunidade) Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
A - Pela nossa perseverança na fé e no amor, e pela paz em nossas famílias, rezemos: 
T - Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...
A - Deus nos abençoe e nos guarde! 
T - Amém!
A - Que ela nos ilumine com a luz de sua face e nos seja favorável!
T - Amém!
A - Que ele nos mostre o seu rosto e nos traga a paz!
T - Amém!
A - Que ele nos dê a saúde do corpo e da alma!
T - Amém!
A - Encha de luz o nosso coração e nos conduza à vida eterna!
T - Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Campanha da Fraternidade 2013.
Irineu Maciel de Medeiros,mchfm.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário