A presença do verbo encarnado em Maria é causa de graça para Isabel que, inspirada, percebe os mistérios que se operam na jovem prima e a sua dignidade de Mãe de Deus. A caridade e a humildade não são perfeitas se não passam de Deus ao próximo.
Após anjo Gabriel ter anunciado a Maria que ela estava prestes a se tornar a mãe de Nosso Senhor, Maria foi da Galiléia para a Judéia para visitar sua prima Isabel, que em breve seria mãe de Jão Batista. Esta visita está registrada em Lucas 1:39-56. Isabel cumprimentou Maria com as palavras: "Bendita é você entre as mulheres, e bendita é o filho que você dará à luz!" Maria explodiu em exaltação com aquele que ficou conhecido como o cântico de Maria, ou Magnificat, começando, "Minha alma engrandece ao Senhor". Nos é contado que mesmo João Batista , ainda não nascido, pulou de alegria no ventre de sua mãe. Assim nos são mostradas, lado a lado, duas mulheres, uma aparentemente muita velha para ter um filho, mas destinada a carregar o ultimo profeta da antiga aliança: uma época que estava acabando; e uma outra mulher, que aparentemente não estaria pronta para ter um filho, mas destinada a carregar Aquele que era, Ele mesmo, o início da nova aliança - a época que não mais acabaria.
Se alguma celebração se faz no dia de hoje, em grupos ou cumunidades, se poderiam ler os textos adicionais ao lecionário:
Sofonias 3:14-18a (Alegre-se, o Senhor prepara para restaurar e abençoar seu povo).
Salmo 113 Isaias 12:2-6
Epístola: Colossenses 3:12-17
Evangelho: Lucas 1:39-49 (OU 1:39-56)
Obrigado Senhor pela inspiração na leitura dos textos para falarmos aos nossos irmãos.
A exemplo de Maria, colocar-se disponível ao serviço do outro, com alegria, indo depressa em auxílio do irmão necessitado. Prática de virtude da compaixão. Gratidão a Maria pelo cântico do "Magnificat". Agradecimento a Deus e a Maria pelas bênçãos do mês de Maio
MChFM
Fraternidade Nossa da Apresentação
Irineu Maciel de Medeiros.