Páginas

sexta-feira, 20 de maio de 2016

REUNIÃO DA FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO - MChFM - DIA 20 DE MAIO NASCIMENTO DE MARCELINO.











Um lar abençoado
No ano de 1789, rebenta na França uma grande revolução. Há história universal, nós a estudamos sob o nome de Revolução Francesa.
Longe, bem afastado dos centros revolucionários acha-se o vilarejo de Marlhes. Aos arredores desta pequena aldeia está a fazenda dos Campagnat.
A família é numerosa. O pai, João Batista Champagnat, é um homem honrado.  A Mãe, Maria Chirat. Tipo de mulher cristã ela é, sobretudo a mãe que não mede sacrifício para educar cristãmente seus filhos, oito filhos.
No dia 20 de maio de 1789, a casa dos Champagnat está em reboliço, a alegria é de todos: dos parentes, dos amigos, dos vizinhos. Maria Chirat havia dado à luz um menino. No dia seguinte, a criança é batizada. Seu nome: Marcelino José Bento Champagnat. Era o dia da Ascensão do Senhor, e não seria esse o sinal litúrgico da caminhada cristã e religiosa dessa criança predestinada a escalar a mais alta santidade na Igreja de Deus?
Há diante de todos berços do mundo, a mesma pergunta que fizeram em torno do recém-nascido João Batista:
O que virá a ser este menino?
(Um grande Semeador da Boa Nova).

Professora Elizabet.

Primeiro momento:
SANTA MISSA -  Dia 20 de maio sexta-feira
 celebramos o aniversário de nascimento de Marcelino Champagnat.
A pois a santa missa dirigimos para a sala da PUC para a nossa reunião.
Segundo momento:
Oração: Irineu Maciel
Antes de começarmos a nossa Oração invocamos Ao Espirito Santo.
Oração - Maria, modelo de vida por Ir. Getulio.
A pois a oração foi lido o Calendário Religioso Marista 2016.
20 de maio – Sexta-feira 7ª semana do Tempo Comum
             Liturgia: Tg 5,9-12 Sl 102(103);
                             Mc 10,1-12
 Leitura do Calendário Marista
Santo: Bernardino de Sena, ....
Espiritualidade: O ambiente humano e o ambiente natural degradam-se em conjunto; e não podemos enfrentar adequadamente a degradação ambiental, se não prestarmos atenção às causas que têm a ver com a degradação humana e social. (FRANCISCO, lAUDATO Si',2015,48)
Aniversário 1789 - Nascimento de Marcelino Champagnat na aldeia de Rosey, França, paróquia de Marlhes, filho de casal João Batista Champagnat e Maria Chirat. 1967 - Bênção da estátua de São Marcelino Champagnat na Colunata da Basílica de Nossa Senhora de Fátima, Portugal.
 Intenção: Ação de graça pelo dom da Marcelino e sua missão.
Terceiro momento:
Tivemos uma palestra: Ir. Delano.
Tema: A Misericórdia e os Marista de Champagnat.
Quarto momento:
·                     Foi dado alguns informes da equipe de Coordenação do Movimento Champagnat da Família Marista.
Informes locais: Retiro em Recife, nova camisa para os nossos membros.
·                     Oração final foi realizada por Ir. Getulio, junto a todos nós que participamos da reunião.
Presentes:
1 – Irineu Maciel de Medeiros.
2 – Ir. Getúlio.
3 – Elizabeth Bezerra.
4 – Maria do Carmo
5 – Rosangela da Paz.
6 – Ester Inglesia
7 – Doroteia Garcez
8 -  Rejane Maria
9 -  Rosa Freitas
10- Ir. Delano
Postado: Irineu Maciel de Medeiros,fnsa-mchfm.

domingo, 15 de maio de 2016

15 Domingo de Maio - Solenidade de Pentecostes. FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO - MChFM.

Leitura dos Atos dos Apóstolos 2,1-11 1Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam. 3Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. 4Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava. 5Moravam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações do mundo. 6Quando ouviram o barulho, juntou-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua. 7Cheios de espanto e de admiração, diziam:'Esses homens que estão falando não são todos galileus? 8Como é que nós os escutamos na nossa própria língua? 9Nós que somos partos, medos e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judéia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10da Frígia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia, próxima de Cirene, também romanos que aqui residem; 11judeus e prosélitos, cretenses e árabes, todos nós os escutamos anunciarem as maravilhas de Deus na nossa própria língua!' Palavra do Senhor

Fonte: http://www.vercalendario.info/pt/evento/liturgia-catolica-15-maio-2016.html


Pentecostes (jo 20,19-23)
Pentecostes marca definitivamente o inicio da missão cristã. Ir. ao outro, longe ou perto, é a missão que hoje recebemos de Jesus. Os discípulos trancaram-se por medo após a morte de Jesus. Só quando veem Jesus ressuscitado no meio deles, transformam-se. Recuperam a paz, seus medos desaparecem, enchem-se de alegria. Ao anunciar a paz, Jesus sopra sobre eles o Espírito Santo. Eles abrem as portas ao se sentirem enviados a viver a mesma missão que Ele havia recebido do Pai. Como no Gênesis, Deus dá o sopro da vida, também Jesus enche o coração dos discípulos com a força do alto para missão. O sinal mais claro da ação do Espírito é a vida. Deus está onde se comunica e expande a vida.


. 14 de maio. Sábado – 7ª Semana da Pascoa.
Eu vos destinei para irdes dar fruto e para que o vosso fruto permaneça, a fim de que ele vos dê tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome.
Jo 15,16 b.
O cristão não é escravo de hábitos e estruturas, mas é conduzido pelo Espirito Santo.
Papa Francisco.
Postado: Irineu Maciel,mchfm.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

REUNIÃO - FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO - MChFM

1ª Sexta-Feira do Mês, 6 de Maio de 2016 - 6ª sema da Páscoa
Liturgia: At 18,9-18; Sl 46(47); Jo 16.20-23a.




















Primeiro momento:
SANTA MISSA - 1ª SEXTA - FEIRA DO MÊS.
A Fraternidade Nossa Senhora da Apresentação neste dia celebra a páscoa dia 6 de maio.
6ª  Sema da Páscoa.
A pois a santa missa fomos para a residência dos Irmãos para partilharmos um café da manhã e logo em seguida a nossa reunião.
Segundo momento:
Oração: Irineu Maciel
Antes de começarmos a nossa Oração invocamos Ao Espirito Santo.
Oração vídeo - Irineu Maciel
Foi lido o Calendário Religioso Marista 2016.
06 de maio – Sexta-feira 6ª Semana da Páscoa.
             Liturgia: At 18,9-18; Sl 46(47);
                            Jo 16.20-23ª
 Leitura do Calendário Marista
Santo: Domingos Sávio ....
Espiritualidade: Como Família Marista gostaríamos de promover uma renovação de energia, esperança, alegria, motivação e compromisso no "trabalho de Maria". (Carta Conjunta aos Membros da Família Marista, 2014)
Aniversário: 1818 – Champagnat recebe, em La Valla, o sexto candidato,Gabriel Rivat, com dez anos, seu futuro sucessor. 1949 - Chegada dos primeiros Irmãos a Hong Kong, China
 Lembrete: Primeira sexta-feira do mês. Oração pela vitalidade do Carisma Legado por São Marcelino. Bicentenário do Instituto: Ano Fourvière.
 Intenção: Vivência do Carisma Marista por Irmãos, Leigas e Leigos. Vocações Maristas na Ásia. Aprendamos de Jesus a mansidão e a humildade de coração. Cultivo da Santidade entre os jovens.
Terceiro momento:
Tivemos uma palestra: Ana Christina
Tema: Maria no Ano da Misericórdia.
Quarto momento:
·                     Foi dado alguns informes da equipe de Coordenação do Movimento Champagnat da Família Marista.
Informes locais: Retiro em Recife, nova camisa para os nossos membros.
·                     Oração final foi realizada por Ir. Getulio, junto a todos nós que participamos da reunião.
Presentes:
1 – Irineu Maciel de Medeiros.
2 – Ir. Getúlio.
3 – Elizabeth Bezerra.
4 – Maria do Carmo
5 – Rosangela da Paz.
6 – Ester Inglesia
7 – Doroteia Garcez
8 -  Rejane Maria
9 -  Rosa Freitas

Postado: Irineu Maciel de Medeiros,mchfm.

MAIO - FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO - MChFM

"Em Maria reflete-se claramente o amor de Deus pelo seu povo, a fidelidade de Deus à sua criação, o sinal incondicional à sua palavra de salvação, que exclui o abandono e que olha a infidelidade de seus filhos."
[Giovanni Ancona]
Senhora, como as nossa são tímidas! Nem mesmo em perfume a mais discreta de todas as linguagens animo de pedir-te o que me pediram para te pedir no começo do mês sagrado que, sendo teu, também é delas. Desejamos - e enquanto te falo estão vermelhas de pudor - pedir tua proteção materna no sentido de obteres de Deus a ressurreição das rosas. Custam a crer que o instante efêmero de beleza que realizam na terra despareça para sempre. E prometem, Rosa Mística, envolver-te de perfume suavíssimo, para onde quer que te voltes nos céus!

Para o tempo da Páscoa. 
Deus onipotente e eterno, que pela gloriosa ressurreição do vosso Filho nos confirmaste na fé, fazei que, associando-nos ao júbilo pascal da Santíssima Virgem Maria, mereçamos alcançar as alegrias da vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
MAIO:
Universal: Para que, rejeitando a cultura da indiferença, possamos cuidar dos sofrimentos do Próximo, particularmente dos doentes e dos pobres.
Pela evangelização: A fim de que a intercessão de Maria ajude os cristãos que vivem em contextos secularizados a tornar-se disponíveis para anunciar Jesus.
Postado: 
Irineu Maciel de Medeiros