Páginas

domingo, 3 de janeiro de 2016

FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO - MChFM.


Celebrar novo ano civil, somos acolhidos por Maria com amor materno neste dia em que a invocamos como Mãe de Deus e nossa. Hoje, DIA MUNDIAL DA PAZ, PEÇAMIS A NOSSA Boa  Mãe que nos acompanhe ao longo de todo o ano e nos ajude a vencer a indiferença perante as chagas de nosso tempo, para assim podermos conquistar a paz que todos almejamos.


 Postado: Irineu Maciel de Medeiros.

sábado, 2 de janeiro de 2016

HOJE O INSTITUTO MARISTA CELEBRA 199 ANOS DE FUNDAÇÃO.


                                                                        
Nós que fazemos a Fraternidade Nossa Senhora da Apresentação não poderíamos esquecer este dia 2 de janeiro que o Marista completa 199 anos de fundação de nosso Instituto Marista. Aos 27 anos de idade São Marcelino fundou esta obra para evangelizar através da educação dos jovens do mundo inteiro espalhados em 80 países. Neste dia não poderíamos esquecer de agradecer a Nossa Boa Mãe (Maria) sua presença habitual na vida de São Marcelino.
Nós só temos a agradecer a todos os Ir. Maristas pelo brilhante trabalho desenvolvido junto ao MChFM perante ao mundo a todas as Fraternidades.


O Instituto dos Irmãos Maristas:
Instituto dos Irmãos Maristas é o nome de uma ordem religiosa fundada em 2 de janeiro de 1817 por Marcelino Champagnat no povoado de La Valla, na França. Em pleno período de pós-revolução, quando o acesso à educação era privilégio de poucos, o então jovem padre deu início à missão de educar e evangelizar crianças e jovens, especialmente os mais necessitados.
Inspirado no jeito de viver de Maria, a Boa Mãe, e sensibilizado pela realidade que crianças e jovens da época enfrentavam, Champagnat resolveu começar esse trabalho de evangelização e ensino fundamental a esses jovens no interior da França, espalhando depois a outros países. Chegaram ao Brasil em 15 de outubro de 1897, na cidade de Congonhas do Campo, em Minas Gerais.
O Instituto Marista conta, em 2015, com mais de 3,5 mil Irmãos, espalhados em 82 países dos cinco continentes. Partilham sua tarefa de maneira direta com mais de 72 mil Leigos e. Leigas e beneficiam mais de 650 mil crianças, jovens e adultos, procurando formar bons cristãos e virtuosos cidadãos.
Presença Marista no Brasil:
No Brasil, os Irmãos Maristas estão divididos em três unidades administrativas, que são chamadas de províncias: Província Marista Brasil Centro-Norte, Província Marista Brasil Centro-Sul (Grupo Marista) e a Província Marista do Rio Grande do Sul (Rede Marista RS | DF | AM).
O Distrito Federal reúne empreendimentos das três províncias e também é sede da União Marista do Brasil ([www.umbrasil.org.br UMBRASIL]), associação que empreende ações e projetos comuns que possibilitam iniciativas e resultados compartilhados.
A essência da atuação marista está na assistência, educação e evangelização de crianças, jovens e adultos, em especial os mais carentes. Atualmente, no Brasil, são mais de 32 mil irmãos, leigos e leigas, e colaboradores que beneficiam mais de 160 mil pessoas em colégios, unidades sociais e universidades, além de mais de 1,2 milhão de atendidos em hospitais e clínicas.
Números no Brasil:
• 3 Províncias
• 98 unidades de educação básica, sendo 34 gratuitas.
• 2 universidades e um centro universitário (PUCPR, PUCRS e Centro 
Universitário Católica de Santa Catarina)
• 42 unidades de assistência social
• 3 editoras, dentre elas uma de livros didáticos (FTD)
• 6 unidades de saúde (clínicas e hospitais)
• 4 veículos de comunicação
• 170.000 alunos na Educação Básica em 23 Estados e no Distrito 
Federal
• 67 mil alunos no Ensino Superior (Graduação e Pós-graduação)
• 1,2 milhão de atendimentos pelo SUS nas unidades de saúde
• 32.000 Irmãos, Leigas, Leigos e Colaboradores
RUMO AOS 200 ANOS: O que diz a Instituição Marista
Neste 2 de janeiro, celebramos 199 anos da atuação marista no mundo. Falta apenas um ano para alcançarmos dois séculos desde que Marcelino Champagnat deu início à missão de evangelizar por meio da educação, de construir uma sociedade mais justa e humanitária, de promover a vida em todas as suas dimensões. Uma missão que ultrapassou fronteiras e, hoje, está presente em mais de 80 países.
Passaram-se quase 200 anos desde que Champagnat acolheu dois jovens para viver em comunidade em La Valla, no interior da França. Uma trajetória repleta de desafios e recomeços. Relembrar a inspiração inicial dos primeiros Irmãos e a obstinação com a qual batalharam para que a missão marista prosperasse é motivo de orgulho e celebração. Sentimentos que inspiram, em sintonia com os apelos do Papa Francisco, a olhar o passado com gratidão, vivermos o presente com paixão e abraçarmos o futuro com esperança.
Postado: Irineu Maciel de Medeiros,mchfm.