Páginas

domingo, 29 de novembro de 2015

PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO - FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO - MChFM

Iniciamos hoje o tempo do Advento, tempo de preparação espiritual para o Natal do Senhor. Devemos nós preparamos para esta grande caminhada deixando a tristeza mas revigorando a sobriedade, humildade e penitencia. Precisamos arrumar nossa vida pra receber o Senhor que vem. Neste 1º Domingo do Tempo do Advento, a Palavra de Deus apresenta-nos uma primeira abordagem à "vinda" do Senhor.
Para nós cristãos o tempo do advento é um tempo de Deus, tempo especial de reflexão e oração arrumando a casa da nossa vida para acolher o menino Deus que vem. Não esperamos papai noel e nem duendes ou outros seres inanimados, mas esperamos o nosso Deus se pequeno se fez homem por nosso amor. Não ensinemos a nossos filhos e netos a cultura de papai noel mas catequizemos nesse tempo transmitido nossa fé falando sobre o sentido do presépio, e outras figuras bíblicas relacionadas ao Natal. Natal é a visita de Deus à casa dos homens.

Postado: Irineu Maciel de Medeiros - MChFM.

1º DOMINGO DO ADVENTO - FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO - MChFM.

º DOMINGO DO ADVENTO
Espiritualidade: O evangelho de hoje abre a porta à esperança e grita a todos os que vivem na escravidão: "alegrai-vos, pois a vossa libertação está próxima. Com a vinda próxima de Jesus, o projeto de salvação/libertação de Deus vai tornar-se uma realidade viva. O mundo velho vai converter-se numa nova realidade, de vida e de felicidade para todos". (DEHONIANOS, 2014)
Intenção: Vivência do Advento em preparação à celebração do Natal.
Postado: Irineu Maciel de Medeiros,mchfm.

domingo, 15 de novembro de 2015

14 DE NOVEMBRO - A ÁGUA, QUESTÃO DE PRIMORDIAL IMPORTÂNCIA (LS 27-31)












Novena - Festa da Padroeira Natal.
Fraternidade Nossa Senhora da Apresentação - MChFM
Centro Marista da Juventude.
Ir. Marista.
Postado: Irineu Maciel de Medeiros,mchfm.

sábado, 7 de novembro de 2015

DIA 06 DE NOVEMBRO PRIMEIRA SEXTA FEIRA DO MÊS - REUNIÃO DA FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO - MChFM.








1 - Leitura do Calendário Marista .
LITURGIA: Rm 15,14-21; Sl; 97(98); Lc 16,1-8.
2- 1º de novembro - todos os Santos e Santas de Deus.
     22 de novembro - Cristo Rei
     29 de novembro - Início do Advento.
OFERECIMENTOS
Novembro.
Universal: Para que saibamos abrir-nos ao encontro pessoal e ao diálogo com todos, inclusive com quantos têm convicções diferentes das nossas.
Pela evangelização: A fim de que os pastores da Igreja, amando profundamente a sua grei, possam acompanhar o seu caminho e manter viva a sua esperança.
3 -Tratamos da  IV Assembleia MChFM realizada no período de 31 de outubro a 2 de novembro no Colégio Marista Dom Silvério em Belo Horizonte - MG.


Postado: Irineu Maciel de Medeiros,mchfm.

NOVEMBRO - REINO DE DEUS.





"Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo."


Pai de amor e de ternura, que sejamos homens e mulheres audazes para anunciar o Reino de e sua justiça. Tornai-nos colaboradores na construção de um mundo mais humano e melhor de se viver. A exemplo de Maria, São Marcelino e todos os santos que foram exímios colaboradores na edificação do Reino, queremos ser sinais de esperança para a humanidade. Isso vos pedimos por Cristo, vosso filho, na força do Espirito Santo. Amém!


Calendário Religioso Marista 2015
Rumo ao Bicentenário.
Postado:
Irineu Maciel de Medeiros.mchfm.

NOVEMBRO - PRIMEIRA SEXTA FEIRA DO MÊS - REUNIÃO DA FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO - MChFM.


Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM)
O grupo de Leigos e Leigas reconhecido pelo Instituto Marista leva o nome de Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM). É hoje o principal movimento laical marista, reunindo milhares de integrantes em todo o mundo.
Há algumas décadas passou a se configurar como rede de fraternidades em âmbitos regional e continental. São pessoas que, na condição de Leigos(as), vivem o carisma marista, difundem ideias e o jeito marista de ser em suas famílias e comunidade.
Espiritualidade
Entre os principais elementos da espiritualidade de Champagnat, o Movimento Champagnat da Família Marista procura incentivar em seus membros, especialmente:http://maristas.org.br/vidamarista/arq/img/2013/topo_mchfm-01-01-01.jpg
  • o amor e a compaixão e um grande dinamismo apostólico;
  • a simplicidade;
  • o amor à Maria como mãe e modelo;
  • a capacidade de resposta às necessidades dos irmãos por ações concretas;
  • o espírito de família;
  • o entusiasmo pelo seu próprio trabalho.
    Fraternidades
    As fraternidades que reúnem os integrantes do MChFM encontram-se para celebrar a vida de todas as formas, com todas as suas conquistas e seus desafios diários. Os grupos são acompanhados por um animador Leigo e um Irmão Marista no papel de assessor. Geralmente as fraternidades possuem de 12 a 15 participantes.
    Em sua prática, elas aprofundam e procuram vivenciar quatro pilares básicos em torno da missão, da partilha de vida e da espiritualidade:
  • oração, que estimula e garante a vivência da espiritualidade marista;
  • reflexão, que busca na palavra de Deus e nos documentos oficiais da Igreja e do Instituto uma caminhada à luz da fé cristã;
  • vida de comunidade, que expressa a forma de ser, viver, e testemunhar a fé dos membros da fraternidade;
  • apostolado, que expressa o compromisso pessoal e coletivo de cada membro da Fraternidade na vida em família, na profissão, na comunidade eclesial e em outros espaços.