Páginas

sábado, 28 de fevereiro de 2015

FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO - MChFM




Memória do Ir. Alfano
28/02/2015: Casa Geral - Álbum fotográfico
1 de março: Memória do Ir. Alfano

Entre nossos modelos de santidade marista o mais modesto e o menos conhecido é certamente o
Ir. Alfano. Ele não tem o prestígio do Padre Champagnat, o Fundador, nem do Ir. Francisco, primeiro Superior geral. Ele não tem a dimensão do Ir. Basilio, Superior geral: homem que viveu em nosso meio, depois da realização do Vaticano II, e marcou o mundo marista. Alfano também não tem a glória do martírio. Sua vida foi vivida nas casas de formação desde 1903: Mestre de noviços aos 34 anos, em 1907, e aí passa 15 anos. Depois foi Diretor do escolasticado durante 16 anos. Situação modesta, que deveria ser propícia a um religioso cujo ideal era a vida oculta numa família religiosa, onde a humildade é uma das características (http://www.champagnat.org/400.php?a=6&n=3154).

No dia primeiro de março celebramos a memória do Ir. Alfano, falecido em 1943, que teve reconhecida em 1991, pelo Vaticano a Heroicidade de suas virtudes, etapa importante no processo de beatificação. Estas são as primeiras linhas do livro Pane di Casa Nostra, biografia breve do Irmão Alfano: “Giusepe Carlo Vaser, Irmão Alfano, l873-l943, é um Irmão Marista italiano, melhor, o primeiro Irmão Marista italiano". Primeiro em sentido cronológico do termo, primeiro principalmente em sentido espiritual: escalou o cume da santidade com elã e determinação não menor daqueles que exigiram dele, como criança, subir os montes da sua bela e forte terra natal, o Vale de Aosta.
A sua vida, despojada de acontecimentos extraordinários, tem o aspeto de uma aventura toda interior. É como uma cadeia de montanhas que revela o alcance de seus picos e a beleza escondida de suas paisagens somente a quem sabe suportar a fadiga de subir os cimos.”
Entre nossos modelos de santidade marista o mais modesto e o menos conhecido é certamente o Ir. Alfano. Ele não tem o prestígio do Padre Champagnat, o Fundador, nem do Ir. Francisco, primeiro Superior geral. Ele não tem a dimensão do Ir. Basilio, Superior geral: homem que viveu em nosso meio, depois da realização do Vaticano II, e marcou o mundo marista. Alfano também não tem a glória do martírio. Sua vida foi vivida nas casas de formação desde 1903: Mestre de noviços aos 34 anos, em 1907, e aí passa 15 anos. Depois foi Diretor do escolasticado durante 16 anos. Situação modesta, que deveria ser propícia a um religioso cujo ideal era a vida oculta numa família religiosa, onde a humildade é uma das características.
Entretanto, não é raro se ouvir dizer: “Irmão Alfano é certamente um santo, mas de um outro tempo, de um estilo de santidade fora de moda, baseada na observância minuciosa da Regra, na ascese e na oração com expressões que, para nós, perderam seu atrativo”. Isso é verdade!
Esse é um dos aspectos da santidade do Irmão Alfano, mas está longe de ser o mais importante. Nele encontramos uma humanidade totalmente cheia da bondade de Deus. Seria preciso reabrir o livro Pane di casa nostra1 para se convencer disso: muito frequentemente aparece nele uma humanidade feita de grande atenção aos outros, desse amor que é a essência da santidade.. A leitura de suas cartas e muitos testemunhos nos colocam em contato com um Irmão que era sensível, inteligente, atento aos outros, de uma gratidão natural e generosa, de um sentido de responsabilidade muito aguçada, de um coração que se mostra povoado de pessoas e de problemas, sobretudo quando se voltava para o Senhor e para a Virgem Maria. Irmão Alfano é um homem totalmente impregnado de Deus, para ele fonte de paz e de sabedoria, a paixão de sua vida.
Com freqüência somos tentados a copiar suas cartas tanto elas são reveladoras de um santo. Através delas surge o Outro Alfano, um místico de profunda humanidade, muito próximo, muito atento e fiel às amizades. A bondade de Deus, que ele, frequentemente, chama de “a benignidade de Deus”, brilha em seu coração, ilumina e aquece os outros.
- See more at: http://www.champagnat.org/400.php?a=6&n=3154#sthash.wK7HByME.dpuf

Postado: Irineu Maciel de Medeiros,mchfm.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APDRESENTAÇÃO - MChFM. 1º DOMINGO DA QUARESMA 22/02/2015.

Salmo 25(24): Todas as verdades do Senhor são amor e verdade.
Domingo 22 de fevereiro 2015.
Hoje omite-se a festa da Cátedra de São Pedro, Apóstolo. Dia em que os romanos faziam memórias de seus mortos e comiam juntos a suas sepulturas, ao redor da "cátedra" (cadeira reservada ao defunto, simbolizando sua presença no banquete). A partir do século IV , os cristãos começaram a celebrar essa data para honra a cátedra de Pedro, chefe da Igreja de Roma: "TU és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja" (Mt 16,18).
Espiritualidade: A renúncia a caminho de egoísmo e de pecado e a aceitação dos projetos de Deus está na origem do nascimento desse mundo novo que Deus oferece a todos os homens. Aos discípulos Jesus pede - para que possamos fazer parte da comunidade do "Reino" - a conversão e a adesão à Boa-Nova que Ele próprio veio propor. (DEHONIANOS, 2014)
Intenção: Nosso caminhar quaresmal rumo à Pascoa. Comunidades eclesiais, fraternidades e seus animadores.
Calendário Religioso Marista 2015
RUMO AO BICENTENARIO. Montagne.
Postado: Irineu Maciel de Medeiros,mchfm.

1º DOMINGO DA QUARESMA
O Espirito o fez sair para o deserto.
Evangelho: 1,12-15.
Logo depois, o Espirito o fez sair para o deserto. Lá, durante quarenta dias, foi posto à prova por Satanás. E ele conviva com as feras, e os anjos o serviam. Depois que João foi preso, Jesus veio para a Galileia, proclamando a Boa-Nova de Deus: "Completou-se o tempo, e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede na Boa-Nova".
TEMA PARA O ENCONTRO FORMATIVO - RETIRO.
Na carência de Montagne revitalizamos nossa missão evangelizadora.

Quaresma: a urgência de um olhar sensível e solidário.
É tempo de conversão pessoal, de renovarmos o olhar sobre a realidade que nos cerca e nos preparamos para a grande festa da Pascoa.





















































 Postado: Irineu Maciel de Medeiros, mchfm.