Páginas

domingo, 28 de setembro de 2014

Fraternidade Nossa Senhora da Apresentação - MChFM - Natal/RN.



Neste dia dedicado especialmente à Bíblia, agradecemos a Deus pelo dom da sua Palavra que nos ilumina na caminhada da vida. Acolhemos o Livro da Palavra de Deus em todos os momento de nossas vida.

Todo dia é dia da Bíblia, dia da Palavra de Deus. Vamos abrir o coração para amar sua
Palavra e acolher a sabedoria dos seus ensinamentos.
Irineu Maciel de Medeiros,mchfm.




Aprender da Bíblia a dizer sim INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ (XX) Os sujeitos da iniciação (4)

Na sua casa, tem uma Bíblia? Ela é lida e praticada? E em nossa comunidade, que lugar ela ocupa? No último domingo de setembro, lembramos especialmente a Bíblia, é o domingo da Bíblia para nós católicos. E o Evangelho de hoje lembra a história de dois filhos solicitados a trabalhar na vinha do pai. Um disse “não”, mas depois mudou de ideia e foi. O outro prontamente disse “sim”, mas não foi. A pequena parábola é uma luz para se entender toda a Bíblia: o que importa não são tanto palavras e ritos religiosos, mas atitudes de vida e gestos concretos. Expressa-o bem o ditado popular: “De boas intenções, o inferno está cheio”. O Evangelho quer ser uma escola que forma discípulos e discípulas de Jesus. E para seguir Jesus é importante agir, inspirando-se nas ações dele. Os verdadeiros discípulos são aqueles que agem, isto é, aqueles que praticam a “vontade do Pai”, assim como Jesus também a praticou. Os falsos discípulos dizem palavras bonitas, mas não as vivem.
Este foi um dos conflitos que Jesus viveu: ele enfrentou os “doutores” e “fiéis observantes da Lei” e foi rejeitado por eles. Embora esses também tivessem ações e não apenas palavras bonitas, o agir deles não correspondia com o projeto de Deus, mesmo sendo autoridades religiosas reconhecidas pelo povo. Eles diziam “sim” a Deus, mas não viviam de acordo com seu projeto. Na prática, diziam “não”.
Por outro lado, Jesus acolhe os desprezados e excluídos da religião e da sociedade: os pobres, doentes, prostitutas, homossexuais, cobradores de impostos... Esses não são e não se consideram fiéis observantes da Lei. Nesse sentido, dizem “não” a Deus. Mas a maneira como Jesus vai ao encontro deles e os acolhe cria neles tal confiança que começam a mudar de vida. Dizem agora “sim” a Deus e a seu projeto. O próprio Jesus parece dizer “não” a Deus porque nem sempre cumpre o que está escrito na Lei. Ele age assim porque vê que a situação das pessoas revela uma palavra diferente do Pai, e a essa palavra é preciso obedecer, a ela é preciso dizer “sim”. Que a Bíblia nos ajude a sempre dizermos “sim”. Dizê-lo com nossas palavras, mas, também e acima de tudo, com nossas ações de seguimento a Jesus!

                                                                                                              Pe. Léo Zeno Konzen
Natal, 28 de setembro de 2014.
Irineu Maciel.

domingo, 21 de setembro de 2014

IRINEU MACIEL DE MEDEIROS - FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO - MChFM


Mandai-nos trabalhar em vossa vinha!
A messe é grande e Deus precisa de trabalhadores para construir seu reino de amor. Ele tem nas mãos o projeto e nós somos esses trabalhadores. O presente é que nossa visão é limitada e não conseguimos compreender os desígnios de Deus. Muitas vezes, queremos fazer do nosso jeito e nos distanciamos daquilo que Ele quer. Neste domingo, abramos nosso coração para que Ele nos mostre seu caminho e possamos trabalharmos com determinação em sua vinha.
Um bom domingos para todos vocês.
Abraço, Irineu Maciel de Medeiros,mchfm.


II Assembleia Internacional da Missão Marista  
Maristas novos em missão
17 a 27 de Setembro de 2014.
Nairóbi/ Quênia, África.
A Fraternidade Nossa Senhora da Apresentação reza por este grande momento da nossa historia de vida Marista e acompanha o caminhar desta II Assembleia Internacional.





































Natal, 21 de Setembro de 2014.
Irineu Maciel de Medeiros,mchfm.

SETEMBRO - MARISTAS NOVOS EM MISSÃO - FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO - MChFM.

 "Maria, educadora de Jesus em Nazaré, inspira nossas atitudes para com os jovens".
(Constituições, 84).

Maria, nossa Boa Mãe, encorajai-nos, como evangelizadores de esperança, a encontra os Montagnes de hoje, como Champagnat o fez. Ajudai-nos a trazê-los mais perto de vós. Como Marista Novos em Missão, ajudai-nos a refletir o rosto mariano da Igreja. Amém.
SETENBRO -
Para que as pessoas que sofrem problemas mentais recebam o amor e a ajuda que necessitam para levar a vida com dignidade. Para que os cristãos, inspirados pela Palavra de Deus, se empenhem no serviço dos pobres e sofredores.

 A professora Elizabeth membro da Fraternidade Nossa Senhora da Apresentação nos preparou no Cantinho da Alegria um senário Bíblico para visitação das crianças durante as suas aulas para aqueles pequeninos que refletiam sobre o mês da Bíblia, e sérvio também para toda comunidade Marista  refletir sobre a importância da Bíblia na vida de cada um de nós.












  Irineu Maciel de Medeiros,mchfm.