Páginas

quarta-feira, 25 de junho de 2014

TERÇA-FEIRA 24 DE JUNHO NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO












quarta-feira, 18 de junho de 2014

CORPUS CHRISTI A FESTA DA EUCARISTIA - FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO - MChFM


O que é Corpus Christi:

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.

O que é Eucaristia:

Eucaristia significa reconhecimento, ação de graças, em grego, é uma celebração da Igreja Católica, para lembrar da morte e ressurreição de Jesus Cristo, é também chamada de comunhão.

Para receber a eucaristia, é necessário fazer a catequese, que são encontros onde as pessoas aprendem sobre Deus, a Bíblia, uma reflexão sobre o catolicismo. Após a catequese, aí sim o indivíduo está preparado para fazer a primeira comunhão, que geralmente é feita com 7 anos de idade, o que não impede que outras pessoas se convertam ao catolicismo, e façam depois. A eucaristia é um dos sete sacramentos, que é quando as pessoas recebem a hóstia, o símbolo do corpo de Cristo em cada um que faz a comunhão.

A eucaristia é o próprio sacrifício do corpo e do sangue de Jesus, é o banquete de Deus, onde ele reparte o pão e o vinho, representado pela hóstia, e relembrando o momento que Jesus o fez, com seus apóstos, e cada indivíduo tem o direito de fazer a comunhão. Antes da comunhão, as pessoas têm que estar livres dos seus pecados, fazendo a confissão para um padre.

O significado da eucaristia é receber a hóstia como o corpo de Cristo que ele ofereceu na cruz, e o vinho é seu sangue derramado para remissão da humanidade.

Eucaristia na Bíblia

Segundo os textos no Novo Testamento, eucaristia é o rito cultual (sacramento e sacrifício) instituído por Jesus Cristo na última ceia no qual Ele mesmo se oferece a Deus e se comunga o Seu corpo e sangue em que se converteram substancialmente as espécies pão e vinho. Neste rito sacramental comemora-se a paixão e morte de Jesus.

No Novo Testamento este rito era realizado no contexto de uma refeição comunitária (ágape), mas cedo se converteu num rito independente unido à pregação do evangelho. A Eucaristia apresenta analogia com a refeição pascal dos Judeus, devido ao fato de a última ceia ter sido celebrada segundo o rito judaico da Páscoa.

A dupla afirmação "isto é o meu corpo" e "isto é o meu sangue" e a separação dos elementos da vida (corpo e sangue representados no pão e vinho) simbolizam e atualizam (de acordo com Marcos 14:24) a morte de Cristo como vítima: o corpo que é imolado e o sangue que é derramado, em clara referência ao sacrifício do Calvário.

Em Inácio de Antioquia (no ano 110), o rito recebe pela primeira vez o nome Eucaristia e afirma-se como o centro do culto que os cristãos praticam juntamente com a leitura de textos sagrados.
QUINTA-FEIRA 19 DE JUNHO DE 2014.
Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, Solenidade
Ofício solene próprio
Liturgia: Dt 8,2-3. 14b-16a; Sl 147(148B); 1Cor 10,16-17; Jo 6,51-58.
A primeira procissão em 1264, por solicitação do papa Urbano IV, em Orviedo. Nesse mesmo ano ele lançou a bula Transiturus de hoc mund, instituindo a solenidade em honra do Corpo do Senhor. Esse papa, quando era sacerdote em Liége, na Bélgica tomou conhecimento das visões místicas de Juliana de Mont Cornillon, que falavam da necessidade de se celebrar o mistério da Eucaristia. São Tomás de Aquino compôs para a ocasião o hino "Tão Sublime Sacramento", cantado até hoje em todo o mundo.
Irineu Maciel,mchfm.

domingo, 15 de junho de 2014

15 DE JUNHO - SANTÍSSIMA TRINDADE - FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO - MChFM






A Santíssima Trindade é um mistério de um só Deus em três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.

Pai que é Deus, que é Amor: somente o Pai que ama respeita a liberdade de seu filho



.
Filho
que é Jesus Cristo: é o Deus visível que se fez homem, nascendo da Virgem Maria para cumprir a vontade de Deus de libertar os homens do pecado.
Jesus é Deus e as principais provas são:
a) O próprio Jesus diz-se Deus (Jo 10, 30 / 14, 7 e Lc 22, 67-70) .
b) Os milagres eram feitos pelo próprio Jesus, e não por meio de Jesus.


Espírito Santo que é o Amor do Pai e do Filho que nos é comunicado e transmitido. Segundo o CREDO, Jesus foi concebido pelo Poder do Espírito Santo, nascido da Virgem Maria. Maria foi então convidada a conceber Jesus e a concepção de Jesus foi obra do poder do Divino Espírito Santo: "O Espírito virá sobre Ti..." A missão do Espírito Santo está sempre conjugada e ordenada à do Filho, ou seja, toda a vida de Jesus manifesta a vontade do Pai que por sua vez é manifestada pelo Espírito Santo.

Um fato dos Evangelhos é que os Apóstolos estavam com muito medo após a morte de Jesus. Foi à descida do Espírito Santo sobre eles que os transformou radicalmente e deu coragem para que saíssem anunciando o Evangelho. O mesmo Espírito Santo que deu forças aos apóstolos e mártires é recebido no sacramento da Crisma, e aí está a importância deste sacramento no fortalecimento da Fé e na profissão do Cristianismo de cada um.

O Dogma da Santíssima TrindadeA Trindade é Una; não professamos três deuses, mas um só Deus em três Pessoas. Cada uma das três Pessoas é a substância, a essência ou a natureza divina, As pessoas divinas são distintas entre si pela sua relação de origem: o Pai gera; o Filho é gerado; o Espírito Santo é quem procede. Ou seja, ao Pai atribui-se a criação ao Filho atribui-se a Redenção e ao Espírito Santo atribui-se a Santificação.

Resumindo, o mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Só Deus pode nos dar a conhecer, revelando-se como Pai, Filho e Espírito Santo.

Pela graça do Batismo "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" somos chamados a compartilhar da vida da Santíssima Trindade, aqui na Terra na obscuridade de nossa fé e para além da morte, na luz eterna. Pela Confirmação ou Crisma, como o próprio nome diz, somos chamados a confirmar essa fé ora recebida para que, além de vivermos segundo a Palavra de Deus, darmos testemunho dela e levá-la por toda à parte.

3ª SEMANA  DO SALTÉRIO
Oficio dominical comum.
Liturgia: Ex 34,4b-6.8-9;Cânt: Dn3; 2Cor 13,11-13; Jo 3,16-18
Celebra-se hoje o mistério de Deus Uno e Trino, do único Deus em três pessoas. Pai, Filho e Espírito Santo são distintos em suas relações. Diz o 4º Concílio de Latrão: "O Pai é que gera, o Filho é o que gera, o Espírito Santo é o que procede". A criação e a salvação é comum a todos os três: são iguais, coeternos e consubstanciais. Lembramo-nos desse mistério de nossa fé toda vez que fazemos o sinal da cruz.
Irineu Maciel,mchfm
Calendário Religioso Marista 2014.





sexta-feira, 13 de junho de 2014

DIA 13 DE JUNHO DE 2014 SEXTA- FEIRA SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA. FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO - MChFM.

Liturgia: 1Rs 19,9a. 11-16; Sl 26(27); Mt 5,27-32.
Santo Antônio de Pádua (ou de Lisboa), sacerdote franciscano, doutor d Igreja, Portugal/Itália (1195-1231), memória. Entrou no convento da Santo Antônio de Coimbra. Dedicou toda a sua vida à propagação da fé, em especial na França e na Itália. Ficou conhecido pela riqueza espiritual de seus sermões e pela profundidade de seu conhecimento da Bíblia.
Espiritualidade: Ao pé da Cruz, surpreendemo-nos com Deus que nos amou sem reservas. Encontramo-nos com um Deus que partilha sofrimento físico e psicológico, a traição, o abandono e a violência que afligem  a humanidade, e que transforma, porém, essas experiências. (AdR, 22).
Intenção: Vitalidade do Carisma Marista. Santo Antônio inspire e guie os que anunciam a Palavra de Deus. Pessoas que têm o nome de Antônio. Vivencia da Eucaristia como centro de nossa vida cristã.
Calendário Religioso Marista 2014.
Irineu Maciel,mchfm.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

DIA 06 DE JUNHO A FRATENIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÕA JUNTOS AOS IRMÃOS SELEBRAM ESTE DIA DE FESTA JUNTO AO INSTITUTO MARISTA

Esta manhã toda comunidade Marista Irmãos e o MChFM  juntamente com todos os seu educadores e alunos participaram desta grande festa que teve seu inicio as 6h50 da manhã com uma celebração Eucarística celebrada pelo nosso Capelão Pe. Virgílio  que durante sua homilia fez uma ponte sobre o nosso Fundador São Marcelino Champagnat.
















A pois a celebração eucarística dirigimos para a comunidade dos Irmãos para partilharmos um café oferecido pelo Ir. Renato e o Ir. Benedito diretor da comunidade juntamente com o Pe.Virgílio.
Logo em seguida nos reunimos para falarmos deste grande momento de festa do nosso Fundador Marcelino Champagnat.
Começamos com  a leitura do Salmo Sl 112,1-9 e logo em seguida o Sr. Francisco de Almeida (Chico) fez uma relação com o dia de hoje em seu comentário.
A professora Elizabeth fez um comentário sobre os amiguinhos de Champagnat um dos projeto realizado por ela junto ao marista e os trabalhos apresentados pelo os alunos na semana Champagnat.
Em seguida foi lido a Mensagem do Superior Geral Ir. Emili Turú e a carta que Ir. Wellington Mousinho de Medeiros, Superior Provincial.
A pois este momento tivemos a palavra da afiliada Tia Ritinha e membro do MChFM.
 
Dia 06 de Junho – Sexta-Feira
São Marcelino Champagnat, solenidade.
Ofício próprio
Liturgia: Eclo 24,40-47; Sl 112,19; At 1,12-14; 2,44-47; Mt 18,1-7.10
 
Santo: Marcelino José Bento Champagnat, sacerdote, França (1789-1840). Presbítero da sociedade de Maria e fundador do Instituto dos Irmãozinho de Maria, ou Irmão Maristas das Escolas (FMS). Nasceu no ano da Revolução Francesa e viveu em um tempo conturbado por graves conflitos políticos. Sensibilizado pelas necessidades pastorais de seu tempo, concedeu o projeto de fundar um Instituto de Irmãos que se dedicassem à educação e à formação religiosa das crianças e dos jovens. Maria, a quem chamava de Boa Mãe, foi seu maior modelo no seguimento de Jesus Cristo. Foi canonizado em 18 de abril de 1999 pelo Papa João Paulo II. 
 
Espiritualidade: Devemos empenhar-nos em cultivar nosso relacionamento com Deus em tal medida que se torne para nós fonte diária de renovado dinamismo espiritual e apostólico, com o foi para Marcelino. Essa vitalidade nos tornará ousados, a despeito de nossas limitações. Inspirados na experiência de Marcelino, aceitamos os mistérios da vida com muita confiança, abertura e generosidade. (AdR, 18)
 
Lembrete: Primeira Sexta-feira do mês. Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.
 
Aniversário: 1840 – Morte de Marcelino Champagnat em L’Hermitage, durante a oração da manha dos Irmãos. 1961 – Introdução da causa de canonização do Irmão Cipriano José e de 21 Irmãos martirizados na Espanha em 1936. 1991 – Fundação de missão na Tanzânia, África.
 
Intenção: Ação de graça pela vida e obra de São Marcelino Champagnat. Presença Marista no Mundo. Crianças, jovens, adultos Irmãos, membros do MChFM, Leigos e Leigas, funcionários e todas as pessoas envolvidas no universo marista. Pela missão marista na Tanzânia. Oração e solidariedade com possibilidade de união entre os cristãos. Dom do entendimento.
 
Calendário Religioso Marista 2014. (Pag.181)
RUMO AO BICENTENÁRIO.
Irineu Maciel de Medeiros,mchfm.