Páginas

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

CALENDÁRIO RELIGIOSO MARISTA 2014.

Irineu Maciel de Medeiros,mchfm.
Nossos modelos de santidade
Em 2014 continuaremos a contemplação do chamado à santidade, rumo ao bicentenário de fundação do Instituto. Numa visão profética, São MarcelinoChampagnat intuira que "este Instituto gerará santos e mártire", dando cumprimento ao mandato do Senhor, "sede santos com o vosso Pai celeste é santo" (Mt 5,48).
Iluminado pela visão de Champagnat, "todas as dioceses do mundo estão em nossos planos", o Instituto, após a morte do Fundador, teve umdesenvolvimento extraordinário. Novas terras surgiram no horizonte marista e os superiores promoveram a criação de Distritos e Provincias.
Em poucos anos, o Instituto se fez presente noscinco continentes.
Esses novos maristas chegavam à nova terra com vigor e vontade inconteste: ser evangelizadores pela educação, tarefa que assumiam plenamente. O Brasil Marista recebeu, a partir de 1897, centenas de irmãos europeuss, Além do intenso labor educacional, suscitaram numerosas vocações maristas brasileiras.
Na abertura de cada um dos meses será apresentada a biografia de um Irmão Provincial cuja  relevante contribuição ajudou a consolidar o Brasil Marista. Com carinho e admiração, rezaremos dando graças a Deus pela sua fidelidade criativa na animação da vida e missão marista.
Oxalá esses nossos maravilhosos companheiros nos ajudaram a trilhar os caminhos Jesus, da Boa Mãe e continuar essa desafiadora e bela missão marista no Brasil
PRINCIPAIS FESTAS VARIÁVEIS
Epifania do Senhor.................................................................................6 de janeiro
Batismo do Senhor..................................................................................13 de janeiro
JANEIRO
Geral: Para que seja promovido um autentico desenvolvimento econômico, respeitoso da dignidade de todas as pessoas e de todos os povos.
Missionária: Para que os cristãos de diferentes confissões possam caminhar para a unidade por Cristo.
JANEIRO
INSTITUTO MARISTA
"Não seria maravilhoso que, em nosso caminho para o bicentenário do Instituto Marista, pudéssemos sentir o entusiasmo e uma espécie de contágio coletivo, animando-nos uns aos outros em nossa fidelidade ao projeto marista?"
(Ir. Emili Turú, Deu-nos o nome de Maria, p.76)

Senhor, Vós que revelastes aos pequenos vossa graça e bênção, educai-nos à simplicidade de La Valla, para que possamos comunicar ao mundo, por nossas vidas, o rosto materno da Igreja. Que sejamos uma Igreja descalça, como Maria, com os pés empoeirados, movidos pela fé, mãos abertas ao proximo, animados pela esperança e comum coração grande para amar e servir. Amem.
Irineu Maciel de Medeiros,mchfm.




quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

MISSA DA SANTA NÃE DE DEUS, MARIA.


Com alegria o Senhor nos reúne para a primeira celebração do novo ano civil. Sentindo-nos amados e acolidos pela mãe de Deus, Maria, peçamos-lhe que nos acompanhe ao longo de todo o ano. Neste dia mundial da paz, somos convidados a viver a fraternidade como fundamento e caminho para paz.
Oração do dia.
Ó Deus, que pela virgindade fecunda de Maria destes à humanidade a salvação eterna, dai-nos contar sempre com a sua interssão, pois ela nos trouxe o autor da vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
Liturgia da Palavra.
Sempre podenos contar com as bênção de Deus. A maior delas é a vinda do seu Filho, graças ao sim de Maria. Vamos nos dispor para o encontro com Jesus e guardar no coração a palavra da vida.
I LEITURA (Nm 6.22-27
SALMO RESPONSORIAL 66(67)
II LEITURA (Gl 4,4-7)
EVANGELHO ( Lucas 2.16-21)
RITOS FINAIS.
"Fraternidade, fundamentos e caminho para a paz" é o tema deste 47º Dia Mundial da Paz. Segundo o papa Francisco, a fraternidade pode superar a "cultura do descartavel" e promover a "cultura do encontro". É  por meio dela que podemos ver os outros, sobretudo os pobres, como nossos irmãos, chamados a compartilhar conosco os dons da criação, os bens do progresso e da cultura.





A Fraternidade Nossa Senhora da Apresentação deseja a todas as demais fraternidades um Feliz Ano Novo.
Abraço, Irineu Maciel de Medeiros,mchfm.