Páginas

terça-feira, 29 de outubro de 2013

A FRATERNIDADE NOSSA SENHOR DA APRESENTAÇÃO PARABENIZA Ir. Juarês


o    Opções
         Laicato Marista

http://www.champagnat.org/400.php?a=6&n=3012
O Ir. Joarês Pinheiro de Sousa foi nomeado, pelo Ir. Emili e seu Conselho Geral, como subdiretor da equipe de El Escorial. Colaborará com o Ir. Ángel Medina, diretor. O Ir. Joarês iniciará seu mandado em 2014, com o Curso para Formadores.

Parte superior do formulário


§   

§  Você, Eveline Goes e outras 11 pessoas curtiram isso.

§       Eveline Goes Parabéns Ir. Joarês, felicidades na nova missão!!


§           Charles Amorim Parabéns mano Joarês Pinheiro de Sousa força em sua nova missão


§  Irineu Medeiros Parabéns Ir. Juarês, um longo caminho nesta nova missão!


Parte inferior do formulário

 

domingo, 20 de outubro de 2013

DIA 18 DE OUTUBRO REUNIÃO DA FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO

 
Na preparação para a festa da nossa padroeira Nossa Senhora da Apresentação no mês de outubro ela começa a fazer sua peregrinação por varias instituições publicas e escolares da nossa cidade, dia 18 de outubro ela é recebida pelo nosso diretor  Ir. Renato e membro do MChFM - Fraternidade Nossa Senhora da Apresentação no Colégio Marista de Natal e os demais membros da comunidade escolar , alunos, equipe técnica e coordenadores e funcionários.









 
Dia 19 de outubro antes da nossa reunião tivemos um momento de oração na capela junto a Nossa Senhora da Apresentação, após este momento deslocamos em procissão com Nossa Senhora  para o Cantinho da Alegria para passar o dia junto as crianças foi um lindo momento organizado por tia Bethe membro da nossa fraternidade.









 
No Cantinho da Alegria tivemos as boas vindas do nosso Diretor Ir. Renato a toda a comunidade do Cantinho da Alegria, alunos, professores, equipe pedagógica, funcionários e o MChFM.
Após este momento nos da Fraternidade nos dirigimos para a nossa reunião onde trabalhamos e discutimos sobre o Tema 3: Espiritualidade

O Espirito faz bater nossos corações em uníssono.
Irineu Maciel de Medeiros,mchfm.
Natal, 20 de outubro de 2013.

DIA 18 DE OUTUBRO - VISITA DE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO AO COLÉGIO MARISTA DE NATAL POR 3 DIAS.


Durante o mês de outubro começa a preparação da Festa de nossa Padroeira de Natal - NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO, durante este mês ela fás peregrinação por varias instituição da nossa cidade, no dia 18 Nossa Senhora da Apresentação chega ao nosso Colégio Marista as 10h é recebida pelo Diretor do Colégio e membros do MChFM - Fraternidade Nossa Senhora da Apresentação, alunos, funcionários, equipe pedagógica, coordenadores e visitantes que se encontravam neste momento, sendo trazida pelos funcionários da secretaria da saúde de Natal e fica em nossa Escola ate o dia 21 onde ira visitar e ficar  no INSS.







 
 
 
 
Irineu Maciel de medeiros,mchfm
Natal, 20 de outubro de 2013.

domingo, 6 de outubro de 2013

PROVÍNCIA MARISTA BRASIL CENTRO NORTE - PROVÍNCIA INFORMA 2013 - FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO - MChFM.


10 anos de missão, sonhos e unidade


No dia 08 de dezembro, a Província Marista Brasil Cen-tro-Norte/PMBCN completa 10 anos de atividades na missão de levar adiante o legado de Champagnat. Para pensar as ações celebrativas, foi constituído o grupo de trabalho/GT, que lançou, na Vila Champagnat, em Brazlândia, no dia 16 de agosto, o selo comemorativo de aniversário. O evento reuniu o Conselho Provincial, dire-tores de unidades educacionais e sociais, e gestores do Escritório Central.

O tema “10 anos de missão, sonhos e unidade” está pre-sente nas estampas postais, encaminhadas às Unidades, e norteará as demais ações. Dentre elas, a pesquisa on-line para recolher sugestões de Irmãos, leigos e cola-boradores às celebrações; postais; livro; e publicação com registros documentais das quatro Assembleias e Capítulos Provinciais.

O projeto tem como objetivo, no contexto dos processos institucionais, narrar, rememorar, e agradecer o percur-so histórico dos 10 anos da Província. Ao traçar o iti-nerário, deseja-se abordar a história, as aprendizagens, as conquistas e os desafios da última década. Contribui-rão com o projeto, o GT, Irmãos, leigos e colaboradores.

A proposta é revelar, nas iniciativas propostas, expe-riências e acontecimentos, a partir, também, da escuta também de crianças e jovens, e de momentos de ação de graças. Fazem parte do GT, os Irmãos José de Assis (coordenador), James Pinheiro (superint. de Organismos Provinciais) e Paulo Martins (coord. da Ascom); Amanda Leiria (coord. de Marketing e Inteligência de Mercado), Amanda Ribeiro (analista da Ascom) e Rita Rocha (ana-lista da Gerência Educacional).


Diretrizes da Ação Evangelizadora


 

Em videoconferência, no dia 27 de agosto, foi realizado o lançamento do documento “Diretrizes da Ação Evan-gelizadora para o Brasil Marista”, para as Unidades Educacionais e Sociais da Província. Publicado pela União Marista do Brasil/UMBRASIL, o texto atende ao chamado do Instituto para a prioridade da evangelização e apresenta os caminhos a serem trilhados nas atividades com crianças, adolescentes e jovens. Dividido em quatro capítulos, o livro aborda os temas da evangelização e pastoral, a partir de Jesus Cristo e os missionários da Igreja; os desafios e posicionamentos maristas, dentre eles o compromisso da sustentabilidade e de desenvolvimento da consciência planetária e a defesa de direitos; os sinais dos tempos e os sujeitos. “Serão bússolas para o acompanhamento das ações evangelizadoras”, lembrou Jorge Vargas, coordenador da área na Província. As diretrizes foram encaminhadas às unidades e, em breve, estarão disponíveis em meio virtual. Em sintonia com as propostas do documento, os participantes da videoconferência conheceram também o novo site dos Centros Maristas de Juventude/CMJs, o www.marista.edu.br/cmj. Hoje, com presença em Belo Horizonte/MG, Montes Claros/MG, Palmas/TO e Na-tal/RN, os espaços possibilitam ações de protagonismo juvenil, formação e interlocução com os jovens. O ende-reço eletrônico traz fotos, notícias e informações sobre as atividades dos quatro Centros. Ao final, o grupo recebeu ainda as orientações para a elaboração do Plano Pastoral 2014.

Diálogos Pastorais discute Semana Social Brasileira

 
O padre Nelito Dornelas, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/CNBB, foi o convidado desta quinta-feira, 29 de agosto, do projeto Diálogos Pastorais, sobre a 5ª Semana Social Brasileira, que será realizada em Brasília, de 02 a 05 de setembro.

Em videoconferência com gestores, colaboradores e convidados da Província, o assessor fez o retrospecto histórico sobre o Estado Brasileiro, que inspira a Semana deste ano, com o tema “O Estado que temos e o Estado que queremos” e trouxe dados sociais e políticos que impulsionaram a CNBB a mobilizar a sociedade para a promoção do bem comum. “Vivemos uma crise de valores, em um Estado – empresa, ainda a serviço das forças hegemônicas do capital”, destacou pe. Nelito. Dentre os desafios a serem enfrentados estão, segundo ele, a dificuldade de diálogo, o excesso de gastos com juros das dívidas públicas e o distanciamento dos movimentos sociais.

A Semana Social, para o padre, é a oportunidade de dar visibilidade e integrar as pastorais, os indígenas, pescadores, quilombolas, as comunidades eclesiais e outros grupos, que parti-ciparão das reflexões e debates durante o evento. Estão previstas na programação, também, oficinas sobre direitos sociais, meio ambiente, reforma urbana, comunicação, juventudes, direitos humanos, trabalho, sociedade civil e sobre violência, esta com a assessoria da analista de pastoral Hildete Emanuele. Além dela, representarão a Província nas atividades:

 Aparecida Vieira: coordenadora de pastoral do Colégio Marista de Montes Claros.

 Cleunice Mota: analista de pastoral.

 José Maria Oliveira: diretor do Colégio Marista Palmas.

 Mirtes dos Santos: analista do Instituto Marista de Solidariedade/IMS.

 Aline Nalon: educadora social do Centro Marista de Juventude de Natal/CMJ.

Durante a videoconferência, as unidades de Natal, Varginha, Montes Claros, Contagem e Palmas também partilharam as ações maristas na Semana Social, que é uma tradição da Igreja no Brasil desde 1991, quando foi lançada para celebrar os 100 anos da encíclica Rerum Novarum, do Papa João XIII, uma carta que inaugurou a doutrina social da Igreja.

O projeto Diálogos Pastorais é uma iniciativa do Comitê de Pastoral da Província Marista Brasil Centro-Norte, e tem como objetivo contribuir para a reflexão, o diálogo e a partilha de experiências, com enfoque na Evangelização e na Escola em Pastoral, à luz da Palavra, da Igreja e do Instituto Marista.

II Encontro de Facilitadores
 


De 11 a 13 de setembro, a Província acolhe os profissio-nais de comunicação das Unidades Educacionais e So-ciais no II Encontro de Facilitadores de Comunicação e Marketing, que será realizado na Vila Champagnat, em Brazlândia/DF. Com o tema “Comunicação Marista: iden-tidade e processos na Província”, o evento trará progra-mação com palestras, oficinas e partilhas em grupos que contribuirão nas reflexões acerca da unidade nas ações comunicacionais. O grupo debaterá e trocará experiências sobre a imple-mentação dos Planos de Comunicação nos Colégios e as iniciativas de marketing, além de participar de momento formativo nas oficinas de Fotografia, Relacionamento com a Imprensa e Comunicação Visual. Para o aprofundamento em textos jornalísticos, será ministrada a palestra “Como escrever para novas mí-dias”, com Dad Squarisi, editora do Correio Braziliense. Na abordagem do tema “Identidade Marista e Comu-nicação”, foi convidada a jornalista Lidiane Amorim, da Província Marista do Rio Grande do Sul. Os facilitadores também apresentarão boas práticas nas áreas de comunicação e marketing e serão divididos em grupos de trabalho para a elaboração de publicações com temas de comunicação organizacional. “Qualificar a comunicação e envolver os atores estratégicos é impor-tante nesse momento da Província. Temos dado passos significativos e queremos consolidar nossas conquistas.”, lembrou Ir. Paulo Martins, coordenador da Assessoria de Comunicação que, ao lado de Amanda Leiria, coorde-nadora de Marketing e Inteligência de Mercado, está à frente do Encontro de Facilitadores.

Itinerário Formativo


 

Quatorze Irmãos das Províncias Maristas das Américas reunidos para momentos de partilha e reflexão sobre a caminhada vocacional antes de realizarem a consagração definitiva. O desafio faz parte do II Itinerário Formativo de Preparação para a Profissão Perpétua, que será realizado em Cochabamba, na Bolívia, de 05 de março a 29 de junho.

A Província Marista Brasil Centro-Norte enviará os Irmãos Paulo Martins, Joilson Toledo, Edvaldo Ferreira e Wesley Ribeiro para vivenciar a experiência. O vice-provincial Ir. Ataide José de Lima acompanhará o Itinerário, ao lado do Ir. Francisco Javier, da Província Norandina (Colômbia, Venezuela e Equador) e Ir. Lécio José Heckler, da Província Marista do Rio Grande do Sul. Os participantes estarão reunidos na Casa da Juventude, da Fundação Fé e Alegria, para a convivência comunitária, com palestras, três momentos de retiro e missão no interior do país. “Os provinciais escolheram Cochabamba levando em conta a oportunidade de interculturalidade. A experiência do Itinerário será, para cada um deles, uma boa chance de conhecer outras realidades sociais, culturais e, também, Maristas”, destacou Ir. Ataide, ao contextualizar a importância do local para o relacionamento fraterno e reflexão sobre a vocação.

O encontro tem ainda como propostas ser experiência comunitária de desenvolvimento pessoal, de fortalecimento da identidade Marista, ações solidárias e oração.

Fazem parte do grupo, também, representantes das Províncias Centro-Sul, do Rio Grande do Sul, Norandina e da América Central. Depois da Bolívia, os Irmãos se organizarão em seus países para os votos perpétuos, quando dirão o “sim” final para o ingresso no Instituto Marista.


Reunião da nova coordenação do Movimento Champagnat.
 

A equipe de Coordenação do Movimento Champagnat da Família Marista/MChFM se reuniu, nos dias 16 e 17 de fevereiro, na Comunidade Marista de Taguatinga/DF. Foi o primeiro encontro da nova equipe, eleita na III Assembleia do MChFM em novembro do ano passado. Estiveram presentes: Geraldo Siqueira, Coordenador; Gonçalo Flamarion, Assessor de Formação e Comunicação; Raphael Gobbo, Assessor de Secretaria e Finanças; Ir. Adalberto Amaral, Assessor Provincial e Mairydelman, analista.

A reunião foi o momento de estabelecer os objetivos estratégicos do triênio, planejar as atividades de 2013, com atenção especial para o acompanhamento das fraternidades e refletir sobre os elementos essenciais para a unidade e o crescimento do Movimento na Província. O provincial Ir. Wellington Medeiros, o Ir. James Pinheiro, Superintendente dos Organismos Provinciais e Eder D’Artagnan, coordenador de Animação do Laicato da Província também contribuíram com as reflexões.

O Ir. Wellington destacou que a formação dos leigos é uma das prioridades provinciais e motivou a criação de Fraternidades Juvenis. Ressaltou ainda a relevância do Movimento para o Instituto e para a Província, que terá a presença do assessor Ir. Adalberto Amaral na Reunião da Comissão Internacional do MChFM, em março, no México.

O Ir. James apresentou os objetivos da Superintendência para o triênio, com destaque para o papel do Movimento na construção desses objetivos. Para Eder D´Artagnan, é importante a interface entre o Movimento e a área do Laicato.

Fique por dentro:

FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO.

Irineu Maciel de Medeiros,mchfm.

DIA 20 DE SETEMBRO - RUNIÃO DA FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO - MChFM NATAL/RN.


Palestrante Conceição Santana - Animadodra.
" A importância do carisma Marista, para nossa formação enquanto fraternidade".








Irineu Maciel de Medeiros,mchfm.

DIA 04 DE OUTUBRO - 1ª SEXTA FEIRA DO MÊS REUNIÃO DA FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO - MChFM

MISSA  CELEBRADA POR Pe. VIRGÍLIO.




Logo após missa fomos para um café com todos os seus membros após o mesmo começamos a nossa Reunião.
Com o tema "A missão do MChFM no contexto atual".
Palestra Conceição Santana e Francisco Moreira (Chico).
Também trabalhamos a fase Local para a preparação da II Assembleia Internacional da Missão Marista - Tema 2: Espiritualidade
A caminho da conversão.