Páginas

domingo, 31 de março de 2013

sábado, 30 de março de 2013

FRATERNIDADE NOSSA SNHORA DA APRESENTAÇÃO E A ASSEMA.

Realizando a via-sacra na capela do Colégio Marista de Natal










MChFM - Fraternidade Nossa Senhora da Apresentação
Irineu Maciel de Medeiros,mchfm.

quinta-feira, 28 de março de 2013

A FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO A ASSEMA.


A Fraternidade Nossa Senhora da Apresentação e Associação de Educadores Maristas Aposentados - ASSEMA, realizaram na capela do Colégio Marista de Natal na Quarta Feira Santa uma VIA-SACRA com todos os seus membros às 14h.

Jovens, com a cruz de Jesus a caminho da Ressurreição.
Acolhida.
A - prezados irrmãos e irmãs, quanto mais nos aproximarmos de Deus, mais intensamente sentiremos o quanto somos amados por ele e mais sensíveis seremos para com a dor e o sofrimento de nossos semelhantes. Renovemos a comunhão com Deus rezando:
T - Em nome do Pai...
A - Hoje vamos nos unir a Jesus e a todos os sofredores nesse caminho do Calvário. Edm algum momento seremos como Jesus carregando a nossa própria cruz, em outros, seremos como Cireneu, ajudando a carregar a cruz de quem está ao nosso lado.
T - Uma pessoa que vive o amor na grandeza da sua fé será sempre mais forte para vencer as dificuldades.
L - No seguimento de Jesus os jovens aprendem que um problema não é um obstáculo intransponível, que uma perda não os levará para o abismo, que a mão do Criador não se soltará das suas mãos, conduzindo o brilho de nossa existência.
T - Em Cristo está a nossa esperança e a nossa força.
1ª ESTAÇÃO - JESUS É CONDENADO À MORTE
A - Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.
T - Porque, pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo!
L1 - Com voz serena e firme Jesus havia anunciado o amor do Pai e motivado os seus seguidores a cultivarem o amor e a bondade como sinais de pertença à família de Deus. Mas ali. diante de Pdilatos, ele estava em sil~encio. Só a voz dos que deixaram a maldade inflamar seus corações se fazia ouvir em gritos do ódio e desejo de sangue:
T - Crucifica-o! Crucifica-o!
L2 - Quem deveria falar se calou. Quem deveria defender se omitiu. Quem deveria dar testemunho se acorvardou. Quem, deveria ser solidário teve medo.
T - E a covardia dos maus acabou vencendo.
A - Quando os jovens se sentem abandonados pela família e pela sociedade, facilmente são atraídos para o caminho do mau e o resultado nós conhecemos: drogas, prostituição, roubos e violência de toda espécie.
T - Uma palavra amiga pode salvar uma vida.
Canto: A morrer crucificado, teuJesus é condenado por teus crimes, pecador. Pela Virgem dolorosa, vossa Mãe tão piedosa, perdoai-me, meu Jesus!
2ª ESTAÇÃO JESUS CARREGA A CRUZ
A - Nós adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.
T - Porque, pela vossa Santa Cruz, remisstes o mundo!
L1 - Pilatos, para não se comprometer, entrega Jesus para ser condenado à morte.
T - A omissão e a indeferença de Pilatos permitiram que o Filho de Deus fosse condenado.
L2 - A falta de uma politica honesta em nosso pís tem deixado milhares de jovens sem condições dignas de educação, trabalho, lazer e integração social.
T - A indiferença dos governantes e o silêncio da sociedade permitem que essas injustiças continuem acontecendo.
A - Senhor Jesus Cristo, em vós depositamos nossa esperança. Iluminai os jovens, fortalecei os que lutam por justiça e ajudi-nos a fazer acontecer a vida nova que vós anunciastes.
T - Que essa Campanha da Fraternidade desperte em todos nós o desejo sincero de trabalhar pela implantação da Civilização do Amor.
Canto: Com a cruz é carregada, e do peso acabrunhado, vai morrer por teu amor. Pela Virgem dolorosa, vossa Mãe tão piedosa, perdoai-me, meu Jesus!
3ª ESTAÇÃO JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ
A - Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.
T - Porque, pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo!
L1 - Desde o momento em que foi preso no Horto das Oliveiras naquela quinta- feira, Jesus passou a noite enfrentando todo tipo de sofrimento. Enfraquecido pelos maus-tratos e pela dor da traição, Jesus vacila na caminhada e cai com o rosto ao chão.
T - Os sofrimentos pdem abalar as forças físicas, mas para quem crê nada abalará a força do amor e da fé.
L2 - A falta de luz para o caminho e a falta de uma mão amiga para amparar na caminhada, fazem com que muitos jovens se sintam enfraquecidos e caiam nas ciladas dos falsos prazeres, nós vícios, no isolamento e no desencanto da vida.
T - Ajudai-nos, Senhor, a criar espaços de participação da juventude na Igreja e na sociedade.
A - Q ue a juventude encontre os meninos necessários para o exercício da cidadania e da solidariedade.
T- Senhor, amparai os enfraquecidos e trazei de volta os que se desviaram do camino.
Canto: Pela cruz tão oprimido, cai Jesus desfalecido pela tua salvação. Pela Virgem dolorosa, vossa Mãe tão piedosa, perdoai-me, meu Jesus!
4ª ESTAÇÃO JESUS SE ENCONTRA COM SUA MÃE
A - Nós adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemios.
L1 - A mãe recebe a notícia de que o filho foi preso. Ela vai à sua procura eo encontra a caminho do Calvário. Ele foi condenado à morte e ela não pode encontra a caminho do Calvário. Ele foi condenado à morte e ela não pode fa\zer mais nada.
T - Parece notícia de acontecimento atual. É o drama da violência que parece não ter fim na história da humanidade.
L2 - O encontro com sua mãe renovou as forças de Jesus. Do mesmo modo, o apoio da família pode ser uma força de renovação para os jovens condenados ao submundo das drogas, da prostituição, das prisões e de toda forma de exclusão social.
T - Uma palavra amiga pode transformar uma vida.
A - família é o lugar que Deus preparou para formar homens e mulheres que saibam viver com dignidade a vida humana e cristã.
Canto: Vê a dor da Mãe amada; que se encontra desolada, com seu Filho em aflição. Pela Virgem dolorosa, vossa Mãe tão piedosa, perdoai-me, meu Jesus!
5ª ESTAÇÃO SIMÃO CIRENEU AJUDA JESUS A CARREGAR A CRUZ
A - Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.
T - Porque, pela vossa Santa Cruzm remistes o mundo!
L1 - Simão Cireneu volta para casa depois de um dia de trabalho. Os soldados o obrigaram a carregar a cruz de Jesus. Aquilo que parecia ser um castigo tornou-se uma bênção. Caminhando lado a lado com Jesus, Cireneu ouviu Jesus resendo, conversando com p Pai, e aquela proximidade com o Filho de Deus transformou a sua vida.
T - Independente da motivação inicial, toda pessoa que se dispõe a fazer  o bem receberá recompensa.
L2 - Num primeiro momneto pode ser que algum jovem comece a participar da comunidade sem muito gosto e entusiasmo.
T - Mas a proximidade a Jesus e a solidariedade das pessoas podem despertar para o verdadeiro amor à causa do Reino de Deus.
A - Senhor, dai-nos a graça de aproveitar todas as oportunidades que temos para servir a vós na pessoa de nosso irmão e irmãs.
T- Senhor, amparai e fortalecei todas as pessoas que se dedicam aos mais deserdados de nosso mundo.
Canto: No caminho do Calvário, um auxílio é necessário, não lhe nega o Cireneu. Pela Virgem dolorosa, vossa Mãe tão piedosa, perdoai-me, meu Jesus!
6ª ESTAÇÃO VERÔNICA ENXUGA O ROSTO DE JESUS
 A - Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.
T - Porque, pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo!
L1 - Verônica é a representante de todas as mulheres corajosas que sabem transpor os obstáculos para fazer o bem que acredita ser necessário.
T - A graça de deus toca o coração humano, mas o apoio fraterno é muito importante para que o amor se mostre nas ações concretas.
L2 - O apoio da comunidade é fundamental para incentivar os jovens a transpor os obstáculos que ameaçam seu direito de participar, consciente e responsável, na construçao de um mundo melhor.
T - Toda boa ação contribui para o bem da comunidade e para a glória de Deus.
A - Abondade de Deus deixou a faace de Cristo gravada na toalha de Verônica.
T - Que a meditação sobre o sofrimento de Jesus deixe gravado em nossos corações o desejo de servi-lo na pessoa de nossos irmãos sofredores.
Canto: Eis  o rosto ensanguentado, por Verônica enxugado, que no pano apareceu. Pela Virgem dolorosa, vossa Mãe tão piedosa, perdoai-me, meu Jesus!
7ª ESTAÇÃO JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ
A - Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.
T - Porque, pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo!
L1 - Jesus, o Filho de Deus, experimenta a fraqueza humana e cai pela segunda vez no caminho do Calvário.
T - Diante das pessoas que caem nos abismos da miséria humana, devemos ter compaixão e atitudes de amor para reerguê-las.
L2 - Somos capazes de ter compaixão por Jesus caído no caminho do Calvário, mas qual tem sido a nossa atitude diante de nossos irmãos e irmãs caídos no vício das ddrogas, no desencanto de viver, na prostituição e na marginalização social?
T - Não basta levantar o caído, É preciso combater as forças do mal que jogam por terra a esperança de nossos jovens.
A - Desta conscientização, nasce a vontade de transformar também as estruturas injusstas para defender e promover o respeito da dignidade do homem, criado à imagem e semelhança de Deus.
T - Deus de amor e de misericórdia, amparai-nos em nossas fraquezas.
Canto: Novamente desmaiado, sob a crua que vai levando, cai por terra o Salvador. Pela Virgem dolorosa, vossa Mãe tão piedosa, perdoai-me, meu Jesus!
8ª ESTAÇÃO JESUS CONSOLA AS MULHERES
A - Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.
T - Porque, pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo!
L1 - Abatido sob o peso da cruz, Jesus caminha rumo ao calvário. Ao lado do caminho algumas mulheres chram ao ver Jesus tão maltratado, Ele para, olha para elsa e diz:
T - "Mulheres de Jerusalém, não chorm por mim. Chorem por vocês mesmas e or seu filhos".
L2 - Jesus sabe que sua modrte de cruz abre caminho para a Civilização do Amor, mas não livra a humanidade, de uma vez por todas, da violência, da maldade e do descaso para com os que sofrem.
T -  Muitas outras pessoas serão também perseguidas e maltratadas por defenderem os mais fracos.
A - Livrai-nos, Senhor, do desamor e dos preconceitos que nos levam a julgar e condenar pessoas sem conhecê-las.
T - Em vós, Senhor, esta nossa esperança. Socorrei-nos e salvai-nos.
Canto: Das matronas piedosas, de Sião filhas chorosas, é Jesus consolador. Pela Virgem dolorosa, vossa Mãe tão piedosa, perdoai-me, meu Jesus!
9ª ESTAÇÃO JESUS CAI PELA TERSEIRA VEZ
A - Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.
T - Porque, pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo!
L1 - A cada passo Jesus sentia-se masi debilitado. Ele que tantas vezes caminhou para ir ao encontro das pessoas, agora caminhava paara o isolamento humano e a sua entrega nas mãos do Pai.
T - A morte na cruz será o momento de estrema solidão. Jesus não estará com as pessoas e não terá aindo entrou no Céu.
L2 - Muitos jovens, tendo caminho com muita esperança duraante o tempo de estudos, caem no vazio por não conseguirem emprego, por não se sentirem valorizados, por não perceberem um futuro melhor pela frente.
T - A falta de oportunidades faz com que os jovens se sintam enfraquecidos como Jesus.
L1 - A participação na comunidade pode ajudar a valorizar cada um pelo que é, pelo potencial que tem e mão por aquilo que possui como riqueza material, nome de família ou privilégios sociais.
T - Somos todos irmãos e irmãs, responsáveis uns pelos outros.
Canto: Cai terceira vez prostrado, pelo peso redobrado, dos pecados e da cruz. Pela Virgem dolorosa, vossa Mãe tão piedosa, perdoai-me, meu Jesus!
10ª ESTAÇÃO JESUS É DESPIDO DE SUAS VESTES
A - Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.
T - Porque, pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo!
L1 - Jesus foi despojado de tudo. Arrancaram até a roupa dele. Mas sua dignidade permaneceu intocável. Ele sabia confiar em Deus-Pai e não perdia a serenidade por nada.
T - A dignidade da juventude será preservada se forem fortalecidos os laços de união e respeito nas famílias  e nas comunidades.
L2 - Será preciso juntar forças para ajudar onde for possível, criar instituições mais justas, trabalhos que ajudem a respeitar direitos e desenvolver talentos de maneira mais igualitáaria.
T - Cada pessoa deve ser respeitada e valorizada, para que possa contribuir para o bem de toda comunidade.
A - Aqui tem grande valor a militãncia nos sindicatos, nos movimentos populares, nos patidos politicos, o trabalho voluntário em instituições, a pressão comunitária para valorizar práticas menos consumistas e que respeitem a pessoa acima de outos interesses.
T - Que as injustiças sociais não ofusquem o brilho da esperença de nossa juventude.
Canto: De suas vestes despojado, todo chagado e pisado, eu vos vejo, meu Jesus. Pela Virgem dolorosa, vossa Mãe tão piedosa, perdoai-me, meu Jesus!
11ª ESTAÇÃO JESUS É PREGADO NA CRUZ
A - Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.
T - Porque, pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo!
L1 - Depois de ser despojado de suas vestes, Jesus foi pregado na cruz. O Filho de  Deus suporta, em silêncio, todo o sofrimento.
T - A segurança de Jesus estava em sua comunhão com o Pai.
L2 - Por maiores que sejam os sofrimentos, maior ainda é a força de ressurreição, de superação, de vida nova que Deus coloca em nossos corações.
T - Que a Campanha da Fraternidade deste ano motive a Igreja e desperte a sociedade para a solidariedade com os jovens.
A - Os jovens necessitam de um grupo que os apoi, para que deixem de ser reféns da propaganda consumista e cultivem sua autoestima através de uma identidade fraterna, solidária. O mandamento do amor a Deus e ao próximo precisa ser compreendido em toda a sua amplitude, pois inclui, entre outras coisas, optar por uma forma de vida mais fraterna e mais justa.
T - A força da juventude pode fazer o amor de Cristo produzir muitos frutos em nossa sociedade.
Canto: Sois por mim à cruz pregado, insultado, blasfemado, com cegueira e com furor. Pela Virgem dolorosa, vossa Mãe tão piedosa, perdoai-me, meu Jesus!
12ª ESTAÇÃO JESUS MORRE NA CRUZ
A - Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.
T - Porque, pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo!
L1 - De braços abertos, no alto da cruz, Jesus entrega sua vida pela salvação do mundo. Por mais barulhenta que seja a força do mal, a força do bem é maior. O amor tem o poder das semendtes que vão germinando e crescendo até produzirem frutos.
T - O mundo jamais esquecerá o amor de Jesus para com os pequenos e sofredores.
L2 - Hoje, estar ao lado dos pequenos, como pediu Jesus, não é somente dar esmola ou distribuir comida, mas criar consciência dos direitos e incluir na cidadania, valorizar o trabalho, integrar todas as pessoas em atividades remuneradas e exigir a proteção social paara as pessoas em necessidade.
T - "Tudo o que vocês fizeram ao menor de meus irmãos, é a mim que estarão fazendo", disse Jesus.
A - Senhor Jesus Cristo, voltai para nós o vosso olhar de amor. Amparai os que passam por situações de sofrimento. Abençoai a juventude e dai-lhe a graça de perseverança.
T - "Se vivemos com Cristo, se morremos com Cristo, com ele ressuscitaremos para a vida eterna".
Canto: Por meus crimes padecestes, meu Jesus por nós morrestes; quanta angústia, quanta dor! Pela Virgem dolorosa, vossa Mãe tão piedosa, perdoai-me, meu Jesus!
13ª ESTAÇÃO JESUS ÉN DESCIDO DA CRUZ
A - Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.
T - Porque, pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo!
L1 - José de Arimatéia e Nicodemos ajudaram a retiraar o corpo de Jesus da Cruz e Maria o recebeu em seus braços.
T - Maria chora em silêncio, Ela confia em Deus, mas seu coração de mãe está dilacerado pela dor.
L2 - Ao lado de Maria retaram os poucos amigos que permaneceram fiéis a Jesus até o último momento.
T - Só solidariedade de quem ama pode amparar quem mais precisa de ajuda nas horas difíceis da vida.
A - Muitos jovens são seduzidos por outros jovens a entrar para o mundo da perdição com as promessas de vida mais fácil e mais prazerosas, Mas qundo são presos ou se afundam nos vícios e na miséria, os supostos amigos desaparecem.
T - Senhor, iluminai a mente e orientai o coração de nossos jovens. Que nenhum deles se perca pelas estradas da vida.
Canto: Do madeiro vos tiraram, e à Mãe vos entrearam, com que dor e compaixão. Pela Virgem dolorosa, vossa Mãe tão piedosa, perdoai-me, meu Jesus!
14ª ESTAÇÃO JESUS É SEPULTADO
A - Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.
T - Porque, pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo!
L1 - Na tarde daquela sexta-feira uma pequena procissão de enterro desceu o monte Calvário. Uma mãe, viúva, acompanhava o enterro de seu filho único. Seu nome era Maaria!
T - Os malfeitores que perseguiram e mataram Jesus já tinham ido embora.
L2 - Nessa preparação paara a Páscoa, o silêncio do Calvário faz ecoar em nossos ouvidos e aquecer o nosso coração estas palavras de Jesus:
T - "Nisto todos reconeceraão que vocês são meus discípulos: se tiverdes amor uns para com os outos".
A - O que move os cristãos, especialmente a juventude, a viver com os mesmos sentimentos que animaram a vida de nosso Senhor Jesus Cristo é a graça de Deus que anima e fortalece o testemunho da fé. Rezamos e suplicamos a Deus que a juventude seja corajosa e firme para assumir com alegria a missão que lhes vem de Deus pelas palavras de Cristo:
T - "Ide e fazei discípulos entre todas as nações".
Canto: No sepulcro vos puseram, mas os homens tudo esperam, do mistério da paixão. Pela Virgem dolorosa, vossa Mãe tão piedosa, perdoai-me, meu Jesus!
15ª ESTAÇÃO A RESSURREIÇÃO DE JESUS
A - Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.
T - Porque, pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo!
L1 - No domingo, as mulheres foram ao túmulo e o encontraram vazio. Viram os dois homens com vestes claras e brilhantes que lhes perguntaram: "Por que procuram entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui, mas ressuscitou".
T - Para quem é de Deus, a morte não é o fim, pois a vida tem a última palavra.
L2 - Como seguidores de Cristo, devemos servir mais a Deus e ao próximo do que desejar que Deus se coloque a nosso serviço para garantir prosperidade.
T - O caminho da vida apontado por Jesus exige de nós dedicação e perseverança.
L1 - As comunidades eclesiais são espaços educativos que mobilizam e educam crianças, jovens e adultos. Uma nova mentalidade pode ser formada neste processo de conscientização.
T -  A força moral da Igreja precisa a serviço de causas sociais importantes e condizentes com o projeto de Deus.
L2 - Como pessoas de fé nós rezamos a Deus e voltamos o nosso pensamento e as nossas ações para as crianças, os adolecentes, os jovens e todos os que são megligenciados ou maltratados pelos poderes domianstes na socsiedade.
T - Despertai-nos, Senhor, para a solidariedade. Abençoai nossas famílias. Dai-nos o vosso Espírito Santo para que possamos viver e trabalhar, com Cristo, no anúncio e na vivência do Evangelho.
Pai Nosso....Ave Maria...
ORAÇÃO FINAL E ABRAÇO DA PAZ
A - No final deste encontro queremos louvar e bendizer o Senhor nosso Deus pela grandeza de seu amor e por todas as maravilhas que ele criou para nosso bem e nossa alegria.
T - Senhor, como é grande o vosso nome por toda a Terra.
A - Quando contemplamos a altura das montanhas, as profundezas dos mares, o canto dos pássaros, a beleza das nuvens, o poder de um relâmpago, a harmonia das cores, o sorriso das crianças e a força transformadora da juventude, brota de nossos corações um hino de louvor:
T - Nós vos louvamos e bendizemos pela grandeza de vosso amor.
A - Com gesto de gratidão e compromisso, vamos rezar a oração da CF deste ano:
T - Pai santo, vosso Filho Jesus, conduzido pelo Espírito e obediente à vossa vontade, aceitou a cruz como prova de amor à humanidade. Convertei-nos e, nos desafios deste mundo, tornai-nos missionários a serviço da juventude. Pa anunciar o Evangelho como projeto de vida, enviai-nos, Senhor; para ser presença geradora de fraternidade, enviai-nos, Senhor; para ser profeta em tempo de mudança; enviai-nos, Senhor; para promover aa sociedade da não violência, enviai-nos, Senhor; para salvaar a quem perdeu a esperança, enviai-nos, Senhor; para...(acréscimo da comunidade) Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
A - Pela nossa perseverança na fé e no amor, e pela paz em nossas famílias, rezemos: 
T - Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...
A - Deus nos abençoe e nos guarde! 
T - Amém!
A - Que ela nos ilumine com a luz de sua face e nos seja favorável!
T - Amém!
A - Que ele nos mostre o seu rosto e nos traga a paz!
T - Amém!
A - Que ele nos dê a saúde do corpo e da alma!
T - Amém!
A - Encha de luz o nosso coração e nos conduza à vida eterna!
T - Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Campanha da Fraternidade 2013.
Irineu Maciel de Medeiros,mchfm.



















domingo, 24 de março de 2013

ANUNCIAÇÃO DO SENHOR 25 DE NARÇO.


Neste dia, a Igreja festeja solenemente o anúncio da Encarnação do Filho de Deus. O tema central desta grande festa é o Verbo Divino que assume nossa natureza humana, sujeitando-se ao tempo e espaço.

Hoje é o dia em que a eternidade entra no tempo ou, como afirmou o Papa São Leão Magno: "A humildade foi assumida pela majestade; a fraqueza, pela força; a mortalidade, pela eternidade."

 Com alegria contemplamos o mistério do Deus Todo-Poderoso, que na origem do mundo cria todas as coisas com sua Palavra, porém, desta vez escolhe depender da Palavra de um frágil ser humano, a Virgem Maria, para poder realizar a Encarnação do Filho Redentor:

"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem e disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.’ Não temas , Maria, conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Maria perguntou ao anjo: ‘Como se fará isso, pois não conheço homem?’ Respondeu-lhe o anjo:’ O Espírito Santo descerá sobre ti. Então disse Maria: ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tu palavra’" (cf. Lc 1,26-38).

 Sendo assim, hoje é o dia de proclamarmos: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14a). E fazermos memória do início oficial da Redenção de TODOS, devido à plenitude dos tempos. É o momento histórico, em que o SIM do Filho ao Pai precedeu o da Mãe: "Então eu disse: Eis que venho (porque é de mim que está escrito no rolo do livro), venho, ó Deus, para fazer a tua vontade" (Hb 10,7). Mas não suprimiu o necessário SIM humano da Virgem Santíssima.

 Cumprindo desta maneira a profecia de Isaías: "Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco" (Is 7,14). Por isso rezemos com toda a Igreja:

 "Ó Deus, quisestes que vosso Verbo se fizesse homem no seio da Virgem Maria; dai-nos participar da divindade do nosso Redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Por nosso Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo".
Irineu Maciel de Medeiros,mchfm..

D0MINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR


Hosana Hey
Como o Domingo de Ramos, iniciamos a Semana Santa.
A entrada triunfante de Jesus em Jerusalém marca o fim daquilo que Jerusalém representava para o Antigo Testamento e assinala o inicio da nova Jerusalém, a Igreja, que se estenderá por todo o mundo como um sinal universal da futura redenção.
Na Igreja primitiva aa celebração desse domingo focalizava aspectos diferentes:
Em Roma, o tema central era a Paixão do Senhor;
em Jerusalém, era a Entrada triunfal de Jesus, destacando a Procissão dos ramos.
Atualmente, as duas tradições se integram numa única celebração.
Por isso, a celebração começa com o rito da bênção dos ramos, a leitura da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e a procissão.
Termina com a celebração da Eucaristia, com a proclamaão da Paixão.
MChFM - Fraternidade Nossa Senhora da Apresentação.
Irineu Maciel de Medeiros,mchfm.

"NA VIVÊNCIA DO EVANGELHO, EM CHAMPAGNAT TEMOS UM MODELO A IMITAR".




A Fraternidade Nossa Senhora da Apresentação participou com os seus membros no dia  22 de março, às 6hs40 da Santa Missa na capela do Colégio Marista de Natal. Tivemos um intervalo para iniciar a nossa reunião as 8hs30 no SEAC. Iniciou-se com a palavra da nossa animadora com uma oração para este grande momento.
Para o tempo da Quaresma
Deus onipotente e eterno, que pelo vosso plano misericordioso da salvação quisestes continuar a paixão de Jesus nos membros sofredores do seu corpo, que é a Igreja, fazei que, unidos à Virgem Dolorosa ao pé da cruz, saibamos nos sensibilizar com todos quantos são provados pela cruz das doenças, das injustiças e dos males sociais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Após este grande momento de oração e reflexão tratamos de vários assuntos para este dia.
1 - "Na vivência do Evangelho, em Champagnat. Temos um modelo a imitar".
2 - Estabelecendo pontes, Tecendo diálogo, Cultivando sonhos.
3 - Na quarta-feira Santa a ASSEMA e a Fraternidade Nossa Senhora da Apresentação irão realizar a via sacra às 15h, nos espaços do nosso colégio.
4 - Nos dias 25 a 27 de Março a Fraternidade se fará presente, no Marista, para assistir o espetáculo da Paixão de Cristo, com o tema "CAMINHOS DE FÉ".
 
MChFM - FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO.
Irineu Maciel de Medeiros,mchfm. 
 

sábado, 16 de março de 2013

CELEBRÃÇÃO EM HONRA DE SÃO JOSÉ

                                           FESTA PARONAL -19 DE MARÇO
"Juntai, à devoção de Maria, a devoção ao glorioso São José, seu digníssimo esposo.
Vós sabeis que ele é um dos nossos primeiros patronos."
(Testamento Espiritual de São Marcelino Campagnat)
São José, esposo da Bem-aventurada Virgem Maria, Padroeiro da Igreja universal e Patrono do Instituto Marista: A missão de José na historia da salvação é dar a Jesus um nome, fazê-lo descendente da linhagem de Davi, como era necessário para que as promessas se cumprissem. Por sua fé, honestidade e retidão, foi escolhido entre todos os homens para ser o pai de Jesus e esposo fiel da Virgem Imaculada.

São José
19 de Março
“São José escolhido pelo Pai para ser o guarda fiel e providente dos seus dois maiores tesouros: O Filho de Deus e a Virgem Maria, e ele cumpriu com a máxima fidelidade sua missão. Eis porque o Senhor lhe disse: ‘Servo Bom e Fiel! ’ Vem participar da alegria do teu sonho”. (Mt 25,21) (Sermão de São Bernardino de Sena).
No livro Gênesis 42,25 vemos que José do Egito filho de Jacó, ordenado que se enchessem as sacas de trigo para saciar a fome de Israel... E provisões para o caminho de volta.
O Papa Leão XIII, na sua famosa encíclica de cinco de agosto de 1889, quando proclamou São José padroeiro da Igreja Universal fez a comparação entre estes dois grandes Josés dizendo: “Esses dois homens assemelham-se extraordinariamente, não apenas pelo nome, mas pelas virtudes e pelas suas vidas, ambas ricas em provações e alegrias”.

Quem foi São José!
Que o Messias havia de nascer da linhagem de Davi, era uma afirmação tão claramente expressa nos profetas que não havia qualquer hesitação a esse respeito. Portanto quando o anjo do Senhor aparece em sonhos a José, antes do nascimento de Cristo, dirigi-se a ele dando-lhe o seu titulo de nobreza: José filho de Davi... (Mt 1,20)
A genealogia de José é enfatizada tanto na narrativa de Mateus como na de Lucas. Em Mateus lemos que Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus Cristo.
Pouco ou quase nada sabemos de sua vida, a não ser que era filho de Jacó e que sua mãe chamava-se Estha. Hegesipo, historiador no século II, que viveu na Palestina, afirmou que José era irmão de Alfeu (Cleófas).
Foi ele também que afirmou que Cleófas casou com Maria (Cleófas), uma das mulheres que estava aos pés da Cruz e que também era mãe de Tiago, José, Simão, Judas e de mais três moças. (Os ditos irmãos de Jesus – Primos).
Provavelmente São José nasceu em Nazaré, tanto na aldeia como nos arredores todos sabiam que ele era descendente do Rei Davi apesar de sua pobreza e humildade.
São José era, conforme os Apócrifos, um Faber Ignarius – Operário de Madeira ou carpinteiro.
São José foi o patriarca da transição do Antigo para o Novo Testamento. O Guardião Providente da Sagrada Família. José –“Aquele que acrescenta”.
José, O Justo, conforme as escrituras foi escolhido por Deus para ser esposo da Virgem Maria e o Pai adotivo do Messias.
Provavelmente o que mais chamou a atenção de Deus sobre José, foi à bondade e o silêncio. Enquanto, em sua carpintaria, manuseava as ferramentas com suas mãos habilidosas e calejadas, seu coração permanecia unido a Deus.
Deus propõe á José a maior de todas as dádivas, a mais importante missão confiada a um homem, e em compensação a maior glória no céu. Isto tudo tendo incontáveis provações.
José entende e de coração atende a Deus, e com toda a sua humildade e pobreza, acolhe Maria, A Virgem de Nazaré, casa-se com ela e com o suor de seu rosto prove o sustento daquele que ao mundo sustenta.
Seguem para Belém, e lá na terá do Rei Davi, o filho de Deus nasce e seus primeiros adoradores são Maria e José.
Em sonho José é avisado a fugir para o Egito, fogem de madrugada para salvar a esperança de um povo.
Retornam a Nazaré, e seguem o curso comum da história de pessoas aparentemente comuns.
São José ensinou Jesus a ser homem, a conhecer as letras, e a manusear com as ferramentas e as madeiras.
São José era a ternura de Deus-Pai, humanado.
É invocado como o patrono da Boa Morte, pois teve a mais privilegiada da humanidade. Tendo de um lado Jesus e de outro Maria e provavelmente recomendou a Jesus que cuidasse bem de sua Mãe!
A devoção a São José é antiqüíssima, o Papa Clemente XI, compôs o oficio com os hinos para o dia 19 de Março.
Dizem que São José é quem confecciona os tronos da glória celeste e que depois são ornados com a Graça de Deus.
Santa Tereza de Jesus dizia: “Tomei a São José por meu advogado e protetor e não me lembro de ter-lhe pedido algo que não me atendesse... quisera persuadir o mundo inteiro a ser devoto deste glorioso Santo”.
Lembrai-Vos glorioso São José!
Amém

Oração Conclusiva
Ó São José, homem justo, que trazíeis em vós o patrimônio da Antiga Aliança e estivestes no "princípio" da  nova e eterna Aliança em Jesus Cristo, indicai-nos os caminhos desta Aliança salvífica, que prolonga na história a "plenitude dos tempos", própria do mistério inefável da Encarnação do Verbo. Obtende para a Igreja e para o mundo, assim como para cada um de nós, a bênção do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém.


 Irineu Maciel de Medeiros,mchfm.

 

EXPERIMAR - 2013

A FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO - MChFM.























 
 
O Serviço de Pastoral da ESCOLA MARISTA CHAMPAGNAT realiza todos os anos o EXPERIMAR com todos os novos alunos que chegam para estudar nesta instituição, um acolhimento para que estes jovens sintam e conheçam os valores deixados pelo nossso fundador São Marcelino Champagnat e que possam trilhar uma nova caminhada em suas vidas.
Tivemos a abertura pelo Ir. Renato, diretor do Colégio Marista de Natal e diretor da Escola Marista Campagnat de Natal.
MChFM - A Fraternidade Nossa Senhora da Apresentação foi convidada para participar deste grande momento na vida destes jovens, ficamos felizes em conversarmos com mais de 170 adolescentes sobre o Tema FALAR VER E AMAR COM OS OLHOS E O CORAÇÃO DE CHAMPAGNAT.
" Não posso ver uma criança sem sentir o desejo de ensinar-lhe o catecismo e fazer-lhe, saber o quanto Jesus a ama e quanto, por sua vez, deve amar o divino Salvador".
São Marcelino Champagnat.
Natal, 16 de março de 2013.
Irineu Maciel de Medeiros,mchfm.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Afraternidade Nossa Senhora da Apresentação realiza sua primeira reunião no ano 2013

Dia 1º de Março deste, os membros da fraternidade assistiu a Santa Missa na Capela do nosso Colégio Marista, e logo em seguida fomos realizar a nossa primeira reunião no SEAC, aonde realizamos um café partilhado com os seus membros.
A nossa Animadora Conceição Santana deu boas vindas aos seus membros, e também todos nós   ficamos muito felizes por mais uma convidada a fazer uma experiência de seis meses para tomar sua decisão sobre sua permanencia junto a nossa fraternidade.
Foi tratado os seguintes assuntos:
1- Entrega da revista - Informativo Marista Ano/08
    Número/22 - 2012
2 - Calendário Religioso Marista 2013 - RUMO AO BICENTENÁRIO
      UNIÃO MARISTA DO BRASIL.
3 - Uma reflexão sobre Champagnat.
4 - Processo de atualização do Movimento Chanpagnat
      Material de trabalho - Questionamentos-chaves a ter em conta.
      Irineu Maciel de Medeiros,mchfm.